Karate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

2.1. Histórico
No passado as artes marcias eram ensinadas de professor para aluno de maneira bastante reservada, um dos motivos dos muitos mitos existentes dentro do karatê. Sendo que o principio da parcialidade se fez na Índia, posteriormente na China e, finalmente chegou ao Japão. No entanto a palavra karatê tem sua origem no Japão, formada por dois caracteres “Kara” e“Té”, que significam respectivamente “vazio” e “mão”, por isso é conhecida como “arte das mãos vazias”.
As técnicas de lutas marcias chegaram ao Japão antes do século XV em Okinawa, que é uma grande ilha da cadeia de Ryu-Kyu, situada a leste da China e a norte do Japão onde ocorreram diversas guerras civis e tribais, além de ser o centro de inúmeras rotas comerciais transformando Okinawa em umimportante encontro de povos, culturas e artes marciais asiáticas.
Em 1683, Wan-Tin chegou a Okinawa, chegou como comissionario da China e preparou o povo para o combate, ensinando-o a lutar o Tomati-te, posteriormente passados 73 anos chegou outro comissionário de nome, Kong-Shang que ensinou também técnicas marciais para o povo em geral. No entanto já na metade do século XV, o governo de Okinawabaixou um decreto determinando a proibição o uso de armas e o treinamento de artes marciais pelo povo dessa ilha, como o objetivo de evitar as revoltas populares. Com isso, nasceu as artes do “Te” (mão), permitindo um afloramento como método de luta, no entanto o Karatê torna-se uma arte marcial originada a partir das técnicas de defesa sem armas de Okindeawa e tem como base a filosofia do Budôjaponês sendo desenvolvido um trabalho árduo e de muita dedicação ele procura a formação do caráter da pessoa e o aprimoramento da sua personalidade.

1.2-O surgimento dos Katas
Com as diversas invasões feitas por adversários armados, os habitantes da ilha desenvolveram técnicas de lutas objetivas, nas quais matavam facilmente com golpes de mãos e pés, gerando no povo de Okinawa a necessidade deaprimorarem as formas de lutas denominadas Katas.
Os Katas já apresentaram características das aldeias de Nara, Shuri e Tomari e serviram para dar inicio ao futuro Karatê, com diversos estilos marciais. No entanto o grande organizador do Karatê moderno foi Gichin Funakoshi que nasceu em 1869, vindo a falecer em 26 de abril de 1957, sendo que desde cedo foi treinado nas técnicas do Okinawa-te, e seuprimeiro professor, mestre Yasutsune Asato ensinou-lhe a fazer dos braços e das pernas uma espada viva que suporte diversas pancadas.
O mestre praticava os estilos Shuri-te e Tomari-te e em, 1906, comandou uma grande demonstração em Okinawa, que serviu como mecanismo de abertura para outra apresentação publica, já que nesta época não existia mais sigilo sobre o karatê.
Contudo algum tempodepois, em Okinawa, aconteceram vários debates onde estiveram presentes vários mestres de artes marciais nipônicas, como: o próprio Funakoshi, Kentsu Yaby, Chojun Myiagi e Choshin Chiban que durante esse período houve uma aceitação geral para mudar o termo To-De para Karate-Do, cujo significado é “caminho das Mãos vazias e chinesas”. Assim o Karatê partiu do Japão espalhando-se mundialmente e sendorespeitado por outras artes marciais.

1.3. O Karatê como uma filosofia de vida
O verdadeiro valor do karatê não esta em sobrepor-se os outros pela força física usando da luta para ser agressivo com as pessoas em sociedade e sim mostrar o uso da arte marcial de origem nipônica a essência do autocontrole e, sobretudo o desenvolvimento do caráter do ser humano, conduzindo-o para uma estabilidadeemocional e de autoconfiança que será alcançado através de muita disciplina.
Atualmente, tornou-se muito popular o uso da educação emocional que teve seus princípios fundamentados na tese do psicólogo Daniel Goleman que afirma em suas as emoções devem ser controladas para levar o individuo ao auto crescimento. No entanto mesmo sendo uma atividade do corpo o Karatê conduz o homem ate a porta da...
tracking img