Kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IMMANUEL KANT.
‘A MISSÃO SUPREMA DO HOMEM É SABER O QUE PRECISA PARA SER HOMEM.’

POR VOLTA DE 1770 AOS 46 ANOS KANT LEU A OBRA DO FILOSOFO ESCOCES DAVID HUME.
HUME POR MUITOS CONSIDERADOS EMPERISTA OU CEPTICO, QUANTO OUTROS O CONSIDERAVAM NATURALISTA.
KANT SE SENTIU PROFUNDAMENTE PERTUBADO ACHAVA O ARGUMENTO DE HUME, REFRUTAVEL MAIS SUAS CONCLUSÕES INACEITAVEIS, ENTÃO EM 1781PUBLICOU A CRITICA DA RAZÃO PURA UM DOS MAIS INFLUENTES DA MODERNA FILOSOFIA DE ACORDO COM O PROPRIO AUTOR A OBRA TAMBEM CONHECIDA COMO: A PRIMEIRA CRITICA, NESTE LIVRO KANT TENTAVA RESPONDER TRÊS QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA FILOSOFIA E DA TEORIA DO CONHECIMENTO:
QUE PODEMOS SABER?
QUE DEVEMOS FAZER?
QUE NOS É LICITO ESPERAR?
KANT DIZIA QUE SÓ A CRITICA PODE CORTA PELA RAIZ O MATERIALISMO, OFATANISMO, O ATEISMO, A INCREDULIDADE DOS ESPIRITOS FORTES, O FANATISMO E A SUPERTIÇÃO QUE SE PODE TORNA NOCIVOS A TODOS É POR ÚLTIMO TAMBEM O IDEALISMO QUE SÃO SOBRE TUDO PERIGOSOS PARA AS ESCOLAS E DIFICILMENTE SE PROPAGAM AO PUBLICO.
O PROBLEMA FUNDAMENTAL!
O PROBLEMA FUUNDAMENTAL DE TODA META FISICA É A QUESTÃO
‘O QUE É QUE EXISTE?’
ENQUANTO ESTA QUESTÃO FUNDAMENTAL AS PRINCIPAIS CORRENTES NOFINAL DO SECULO XVIII, KANT SE PROPOEM A CONSILIAR SÃO O REALISMO E O CONHECIMENTO EMPIRICO.
CONHECIMENTO EMPIRICO: TEM HAVER COM AS PERCEPÇÕES DOS SENTIDOS, ISTO É, PROSTERIORE A EXPERIENCIA.
CONHECIMENTO EMPIRICO E O CONHECIMENTO PURO AQUELE QUE NÃO DEPENDE DOS SENTIDOS OU SEJA E ANTERIOR A EXPERIÊNCIA ISTO É A PRIORI, DEPENDE DE UMA AFIRMAÇÃO UNIVERSAL E QUE PARA SER VALIDA DEPENDE DE UMACONDIÇÃO ESPECIFICA, EM OUTRAS PALAVRAS O CONHECIMENTO EMPIRICO E A NOSSA CAPACIDADE DE REPRESENTAÇÃO PARA AS COISAS.
JÁ O REALISMO SUSTENTA QUE NO CONHECIMENTO HUMANO OS OBJETOS DO CONHECIMENTO SÃO INTUITOS, APRENDIDOS É VISTOS COMO ELES REALMENTE SÃO EM SUA ESSENCIA FORA E INDEPENDENTE DA MENTE, INTÃO CONHECER UMA COISA SIGNIFICA ENCONTRAR ENTRE OS CONSEITOS POSSIVEIS AQUELE QUE ESTA ADEQUADO A ESSACOISA, A ESSENCIA SE ISSO ACRESENTAR OS CARACTERES ACIDENTAS E INDIVIDUAIS DESSA SUBSTANCIA ENTÃO CHEGAREMOS AO CONHECIMENTO PLENO DA VERDADE.
NA PRIMEIRA CRITICA KANT VAI MOOSTRAR QUE TEMPO/ESPAÇO SÃO FORMAS FUNDAMENTAIS DE PERCEPÇÃO, FORMAS DE SENSIBILIDADE QUE EXISTEM COMO FERRAMENTA DA MENTE MAIS QUE SO PODEM SER USADA NA EXPERIENCIA.
TENTE IMAGINAR ALGUMA COISA QUE EXISTE FORA DO TEMPO E NÃOTEM SENÇÃO NO ESPAÇO, A MENTE HUMANA NÃO PODE PRODUZIR TAL IDEIA ASSIM JÁ VEMOS QUE NÃO PODEMOS CONHECER FORA DO TEMPO E DO ESPAÇO.
MAIS ALÉM DAS FORMAS DA SENSIBILIDADE KANT VAI NOS DIZER QUE HÁ TAMBÉM UM ENTENDIMENTO QUE E A FACULDADE DA RAZÃO OU SEJA SEGUNDO KANT AS FONTES DO CONHECIMENTO SÃO DUAS: SENSIBILIDADE E ENTENDIMENTO.
SENSIBILIDADE É A NOÇÃO DO ESPAÇO E TEMPO E A PRIORI ESTADENTRO DE NOS NÃO SÃO OBJETOS NEM COISAS, SÃO NOÇÕES TODOS NÓS TEMOS. EXEMPLO: ESPAÇO E UMA NOÇÃO E NÃO E UM OBJETO, TEMOS NOÇÃO DE ESPAÇO MAIS NÃO O VEMOS.
ENTENDIMENTO É A NOSSA CAPACIDADE DE DAR CONSELHO SOBRE TODAS AS COISAS, TODO CONHECIMENTO VEM DO ENTENDIMENTO COM TUDO DIZ KANT AS CATEGORIAS SÃO PROPRIAS DO CONHECIMENTO E DA EXPERIENCIA ELAS NÃO PODEM SER EMPREGADFAS FORA DO CAMPO DAEXPERIENCIA DAI PORQUE NA FILOSOFIA E CRITICA DE KANT NÃO NOS É POSSIVEL CONHECER A COISA EM SI, NA PESPECTIVA DE KANT APRIORIZA O CONHECIMENTO NA PRIORI DE ALGUMAS COISAS UMA VEZ QUE A MENTE TEM QUE TER DIVERSAS CATEGORIAS DE FORMA PODER COMPREENDER A MASSA SUSSURANTE DE EXPERIENCIA CRUA NÃO INTERPRETADA QUE SE APRESENTA A NOSSAS CONSCIENCIA, EM SEGUNDO LUGAR ELA REMOVE O MUNDO REAL, AO QUE KANT CHAMOUDE MUNDO NUMERAL DA ARENA DA PERCEPÇÃO HUMANA.
KANT DENOMINOU A SUA FILOSOFIA CRITICA DE IDEALISMO TRANSENDENTAL APESAR DA INTERPRETAÇÃO DESSA FRASE SER CONTENSIOSA A MELHOR MANEIRA DE COMPREENÇÃO E ATRAVES DA COMPARAÇÃO DE KANT NO SEGUNDO PREFACIO A CRITICA DA RAZÃO PURA DE SUA FILOSOFIA CRITICA COM A REVOLUÇÃO CORPENICANA NA ASTRONOMIA, ATE AQUI FOI ASSUMIDO QUE TODO NOSSO CONHECIMENTO DEVE...
tracking img