Kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Immanuel Kant (1724 − 1804) é reputado como o maior filósofo após os antigos gregos.
Nasceu em Königsberg, Prússia Oriental, como filho de um artesão humilde, e estudou no Colégio Fridericianum e na Universidade de Königsberg, na qual tornou-se professor catedrático. Levou uma vida extremamente metódica.
Kant tem como base de seu pensamento o ser humano como um ente livre eracional que toma suas decisões baseando-se no seu arbítrio.

Os valores de sua época ficam denotados nas posições criticas de Kant, ou seja, a época onde o iluminismo se propagava, procurando vincular a independência do pensamento humano à construção própria e pessoal da verdade racional, a qual somente é atingida com o estudo critico das proposições idéias que nos afligem.


O filósofo Kant temcomo base de seu pensamento o ser humano como um ente livre e racional que toma as decisões de acordo com seu arbítrio. Sua posições criticas denotam bem os valores de sua época, ou seja, a época iluminista, e procuram vincular a independência do pensamento humano à construção própria e pessoa da verdade racional, a qual somente é atingida com o estudo critico das proposições ideais que nosafligem. A ética deve, portanto ter seus alicerces construídos pela razão refletida, ser estruturada por meio do estabelecimento de um conceito formal determinado pelo pensamento humano.
Para Kant:

“Pessoa critica é a que tem posições independentes e refletidas, é capaz de pensar por si próprio e não aceita como verdadeiro o simplesmente estabelecido por outros como tal, mas só após o seu examelivre e fundamentado”.
(...) Os homens atingem essa etapa por si sós, lentamente, desde que não cedam à covardia e à preguiça, não se deixem tutorar, nem sejam impelidos a atingi-la mediante artifícios e pelo emprego da força. A liberdade é o espaço adequado ao esclarecimento.

A partir desta definição kantiana é possível relacionar que toda ação moral encontra seu fundamento na liberdade,pois, a ação moral é uma ação como outra qualquer do ser humano, a qual só será esclarecida se houver liberdade em sua deliberação e conhecimento. A idéia de liberdade se reflete na ética para Kant, a qual sua existência depende totalmente da existência da liberdade, pois só há ética se houver liberdade na deliberação entre a escolha de valores morais.

Diante disso é certo que o pensamentode Kant representa uma revolução das teorias éticas que o antecederam. Pois, para Kant o bem moral deixa de ser um fim para o qual o cumprimento do dever era um meio, as éticas antes de Kant partiam de uma existência de um fim ou bem. Em seguida derivavam desse fim os conteúdos morais, ou seja, o caminho que devíamos seguir para realizar o bem moral, ou seja, não havia liberdade na deliberaçãoentre os valores moralmente validos. Existia uma Lei Moral, rígida, a qual compreendia o conjunto de deveres, e a única forma de se atingir o bem, em seu caráter supremo era seguindo estes deveres, ou seja, eles eram indispensáveis, portanto, não havia liberdade de escolha.

Será desenvolvido no trabalho o pensamento kantiano em relação a ética, destacando que toda ação moral encontra seufundamento na liberdade, e já que o homem é um ser livre, pode-se concluir que a vida humana é fundamentalmente ética.

KANT NA FILOSOFIA

Immanuel Kant nasceu em 22 de abril de 1724 e viveu a maior parte de sua vida na atual Kaliningrado, na Rússia, lá, foi educado dos oito aos dezesseis anos num ambiente fortemente religioso, onde se destacou devido a sua inteligência. Aos dezoito anosingressou na Universidade local para estudar teologia, Porém, surgiu um novo interesse na vida de Kant, a matemática e a física, visto que, esgotou-se após longos períodos em estudos teleológicos. Formou-se com trinta e um anos, dedicando-se por um alto lapso temporal no estudo das ciências exatas, publicou tratados sobre variados temas científicos. Apesar do interesse pelas ciências, o que mais...
tracking img