KANT

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
KANT
Parte 1

CRONOLOGIA:

OS GREGOS – APROXIMADAMENTE 500 ANOS A.C.
REVOLUÇÃO CIENTÍFICA – INÍCIO EM 1543 COM COPÉRNICO.
GALILEU – (1564-1642).
NEWTON – (1642-1727).
O ILUMINISMO FOIDESPERTADO PELOS FILÓSOFOS BARUCH SPINOZA (1632-1677), JOHN LOCKE (1632-1704), PIRRE BAYLE (1647-1706) e pelo matemático ISAAC NEWTON (1643-1727).
KANT NASCE EM KOENIGSBERG NO DIA 22 DE ABRIL DE 1724, EM1781 PUBLICA A CRÍTICA DA RAZÃO PURA, EM 1788 PUBLICA A CRÍTICA DA RAZÃO PRÁTICA E EM 1790 A CRÍTICA DO JUÍZO.

KANT REALIZA UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA TEORIA DO CONHECIMENTO.
KANTQUER, EM PRIMEIRO LUGAR ESTABELECER A DIFERENÇA QUE EXISTE ENTRE CONHECIMENTO SENSÍVEL E CONHECIMENTO INTELIGÍVEL.
O PRIMEIRO É CONSTITÚÍDO PELA “RECEPTIVIDADE” DO SUJEITO, O QUAL SOFRE CERTA AFECÇÃOPELA PRESENÇA DO OBJETO. COMO TAL, O CONHECIMENTO SENSÍVEL ME REPRESENTA AS COISAS COMO APARECEM AO SUJEITO, E POR ISSO ME APRESENTA FENÔMENOS, QUE QUER DIZER JUSTAMENTE (DO GREGO PHAINESTHAI) AS COISASCOMO SE MANIFESTAM OU APARECEM.
O SEGUNDO, O CONHECIMENTO INTELECTIVO É, AO CONTRÁRIO, A FACULDADE DE REPRESENTAR OS ASPECTOS DAS COISAS QUE, POR SUA PRÓPRIA NATUREZA NÃO SÃO CAPTADOS COM OSSENTIDOS. AS COISAS COMO SÃO CAPTADAS PELO INTELECTO SÃO NOUMENI (DO GREGO NOEIN, QUE QUER DIZER “PENSAR”) E ME REPRESENTAM AS COISAS COMO SÃO.
CONCEITOS DO INTELECTO SÃO, POR EXEMPLO, OS DE“POSSIBILIDADE”, “NECESSIDADE”, QUE, OBVIAMENTE, NÃO DERIVAM DOS SENTIDOS. SOBRE TAIS CONCEITOS SE FUNDAMENTA A METAFÍSICA.

CONHECIMENTO SENSÍVEL, DEFINIDO COMO INTUIÇÃO, CONHECIMENTO IMEDIATO.
MAS TODOCONHECIMENTO SENSÍVEL OCORRE NO “ESPAÇO” E NO “TEMPO”, POIS NÃO É POSSÍVEL HAVER ALGUMA REPRESENTAÇÃO SENSÍVEL, A NÃO SER ESPACIALMENTE E TEMPORALMENTE DETERMINADA.
O QUE SÃO ESPAÇO E TEMPO?
SÃO AS FORMASDA SENSIBILIDADE, OU SEJA, AS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS DA SENSIBILIDADE. MODOS COM OS QUAIS O SUJEITO CAPTA SENSIVELMENTE AS COISAS.
NÃO É O SUJEITO QUE SE ADEQUA AO OBJETO AO CONHECÊ-LO, MAS...
tracking img