Kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é “esclarecimento”? In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Introdução de Emmanuel Carneiro Leão. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p.63-71
Lema iluminista: “Ouse saber!” (“Faze uso do teu próprio entendimento!”)
Esclarecimento = saída do ser humano de sua menoridade
Menoridade: incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outrem(necessidade de ser dirigido por outrem); submissão a um poder tutelar de outro
O culpado da menoridade é quem se encontra nessa condição.
A menoridade é causada pela falta de decisão e pela falta de coragem (covardia) para servir-se de si mesmo sem a direção de outrem; é também causada pelo comodismo: “É tão cômodo ser menor!”
Menor de bom grado! Porque é fácil viver sob a tutela de outros. Neste caso,eu não preciso me esforçar!
“Quando posso simplesmente pagar, não tenho necessidade de pensar”, de fazer os negócios desagradáveis.
A passagem à maioridade é difícil devido à naturalização da condição de menor, devido ao amor que se adquire por essa condição, devido à incapacidade por nunca ter tentado, devido à falta de habito para o movimento livre, devido ao fato de que, na aprendizagem,alguns tombos são inevitáveis.
A passagem à maioridade é perigosa, ao ver dos tutores. Estes mantêm menores através dos grilhões dos preceitos e fórmulas, instrumentos mecânicos de uso racional.
Poucos são os que conseguem passar à maioridade (emergir da menoridade) por conta própria.
Mas é perfeitamente possível (quase inevitável) que um público se esclareça a si mesmo! Pois sempre haverá algunsindivíduos capazes de pensamento próprio que, após sacudir o jugo da menoridade, “espalharão ao redor de si o espírito de uma avaliação racional do próprio valor (dignidade) e da vocação de cada ser humano em pensar por si”.
Para evitar o revanchismo (rebelar-se, vingar-se) fundamentalista, deve-se evitar de plantar preconceitos: em vez de revolução, verdadeira reforma do modo de pensar (novospreconceitos, como os velhos, são cintas para conduzir a grande massa destituída de pensamento).
O que se exige para o esclarecimento? A liberdade de fazer uso público de sua razão em todas as questões.
Agora, diz Kant, há limitação à liberdade por toda parte: “Não raciocineis, executai o que vos cabe!”, diz o padre, o oficial, o banqueiro.
Que limitação impede o esclarecimento?
O uso públicode tua razão deve ser sempre livre e só ele pode realizar o esclarecimento entre os seres humanos.
Uso público (por qualquer ser humano) da própria razão: PERANTE O GRANDE PÚBLICO DO MUNDO LETRADO
Uso privado da razão pode impedir o progresso do esclarecimento. “Uso privado” significa “ uso no desempenho de determinado cargo público ou função”: no exercício do cargo, de acordo com as normastécnicas, jurídicas e sociais o servidor deve obedecer e não raciocinar. Exemplos: ordem de superior a um oficial deve ser obedecida e não contestada; o sacerdote deve agir em conformidade com o credo religioso; o professor deve se submeter ao projeto pedagógico e normas de escola; o cidadão deve pagar os impostos.
Como sábios (não como profissionais), no uso público de seus respectivosentendimentos, falando para o mundo, o verdadeiro público, gozam de liberdade, devem se assumir como maiores.
É absurdo que os tutores do povo (nas coisas espirituais) devam ser menores.
Na p.68 Kant critica o comunitarismo, a submissão juramentada de todos a um credo invariável (supertutela perpetuada). Um contrato desses, mesmo que seja consensual, impossibilita o esclarecimento.
Nenhuma época impeça àsoutras a ampliação de conhecimentos e o avanço do esclarecimento. Seria um crime contra a natureza humana, que a posteridade pode repelir justificadamente!
A determinação original da natureza humana consiste precisamente no avanço do esclarecimento.
O que pode ser estabelecido como lei para um povo? Só poderia ser uma lei a que o próprio povo decidisse se submeter.
Na qualidade de sábio,...
tracking img