Kant e rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características das pedagogias pontos comuns e opostos entre Rousseau e Kant

Para Rousseau a educação deve voltar-se ao que for o mais natural possível, tornando a criança forte em todos os sentidos. Rousseau acredita que a força física desenvolvida nesta fase levaria a criança a, posteriormente, ficar forte também na razão. A criança precisa ser forte e incorruptível, evitando os excessos econtornando limites adequados a sua idade. Isso significaria viver uma vida mais adequada a sua natureza para desenvolver totalmente a sensibilidade e, consequentemente, a sua educação moral, intelectual e sensorial. Para o filosofo a função dos pais, ou do educador seria a de demonstrar à criança a sensibilidade e a forma ideal de aprender sobre a vida, ou seja, permitir que os pequeninos sejamcapazes de tomar decisões na sua vida infantil.
Quando Rousseau fala em uma educação moral, adverte que, nesta fase, a criança ainda não está preparada para receber certas lições de moral. Em uma passagem do texto do Emílio, Rousseau deixa claro que pais e educadores devem respeitar a temporalidade, que é própria da natureza infantil. ''A infância tem maneiras de ver, de pensar, de sentir que lhesão próprias.
Kant vê a educação, em sua dimensão antropológica-moral, como um processo que se relaciona basicamente à liberdade, processo, que para ele, começa sempre de novo, mas não sempre do zero. Ao contrario do Rousseau procura colocar limites no âmbito da razão pura ou especulativa e libertar, mas, ao mesmo tempo, lhe colocar limites à razão pratica, pois não aceita que as CiênciasNaturais determinem e, portanto, dirijam as ações humanas.
Para Kant humanidade vai sendo cada vez mais esclarecida a cada geração, com novas formas de pensar, agir e sentir. O homem precisa a todo o momento ser acompanhado, moralmente orientado, melhor dizendo, “educado para que possa se constituir em um membro ativo, participante da sociedade, mas principalmente, para que não se perca nunca, comohomem, no progresso que ele mesmo empreende nesta sociedade”.
A educação moral é aquela pela qual o homem deve ser cultivado para que possa viver como um ser livre.
Kant opõe-se a disciplina negativa, proposta por Rousseau, pois afirma que quando se manda a criança para escola, não é tanto para que se aprenda algo, mas sim para que se acostuma ficar quieta e seguir ordens. E é assim que a criançaaprende a não querer, por imediatamente, em pratica tudo o que passa pela sua cabeça. Portanto, trata-se de formar a criança para aprender a disciplina e controlar os impulsos e mesmo adiar objetivos validos e honestos.
Kant acredita no poder da educação para a formação moral do homem e o bem estar da sociedade.
Para Rousseau o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptorada sociedade.
Kant reconheceu a possibilidade que ele tem de combater o mal dentro de si, de controlar seus impulsos naturais, de dominar a liberdade de seu livre-arbítrio, de respeitar a lei e transformar-se em um sujeito moral. A palavra germe é aqui designada por Kant, em um sentido amplo e serve para expressar que não existe no homem uma vontade, ou seja, uma razão moralmente legisladora,que tenha em vista o mal.
Tanto Rousseau como Kant, acredita na existência de um ser supremo que criou o mundo e suas leis, e que faz valer as leis de ordem universal, sendo a garantia da ordem moral. Para Kant, em seus postulados práticos, “é moralmente necessário supor a existência de Deus”, ou seja, como Rousseau, Kant acredita que há uma exigência da existência de Deus para se tiver garantidaa ordem moral, e uma forma de garantir essa ordem moral é pela imortalidade da alma, para que tanto os bons quanto os maus possam ser recompensados.
Kant acredita no poder da educação para a formação moral do homem e o bem estarem da sociedade. Rousseau também mostra que é dever do indivíduo, em interação com a sociedade, seguir o caminho da moral, recriando uma sociedade que age dentro dos...
tracking img