Kant /conhecimentos apriori e aposteriori

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões
* O que são, de acordo com Kant, conhecimentos apriori e aposteriori?
* Qual sua origem?
* Procure exemplos.

Conhecimento "a priori" e "a posteriori"

|
|
Assim inicia Kant,"No tempo, pois, nenhum conhecimento precede a experiência, todos começam por ela." demonstrando que todo conhecimento inicia com a experiência, porém não é porque iniciou com a experiência que deladeve depender, pois "Consideraremos, portanto, conhecimento “a priori”, todo aquele que seja adquirido independentemente de qualquer experiência. O “a posteriori”, quer dizer, por meio daexperiência." Desta forma, o conhecimento "a priori" mesmo tendo origem na experiência, não é dependente dela, Kant aborda dizendo que “daqui por diante, conhecimento “a priori”, são todos aqueles que sãoabsolutamente independentes da experiência; eles são opostos aos empíricos, isto é, àqueles que só são possíveis mediante a experiência”.

“Desta forma o conhecimento “a priori” faz parte da razãopura, e é universal e necessário, como por exemplo: O triângulo possui três lados.” Esta frase nos faz entender que em qualquer lugar do universo e em qualquer circunstância o triângulo possui trêslados, assim como: Todo solteiro é não casado; todo corpo possui massa, ou seja, são casos universais e necessários, sendo o que são em qualquer lugar.

Já o conhecimento "a posteriori" é contingente(pode ou não pode ser), pois depende do fenômeno empírico para ser o que é dependente da experiência e dela é originado, enquanto o conhecimento "a priori" é originado na experiência, mas nãodependente dela.

A separação entre estes dois conhecimentos, um "a priori" (originado na experiência, mas não dependente dela) e um "a posteriori" (que é a própria experiência agindo). "Surge desse modouma questão que não se pode resolver à primeira vista: será possível um conhecimento independente da experiência e das impressões dos sentidos?”

Fonte: KANT, Immanuel. A Crítica da Razão Pura....
tracking img