Kandisky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando se observa um quadro abstrato, ele permite que você entre em contato com as suas sensações e emoções. Em recente visita que fiz ao Centre Pompidou, o Museu Nacional de Arte Moderna deParis, tive a oportunidade de ter contato com originais de Wassily Kandinsky (1866-1944). Uma experiência inesquecível. Ele foi o primeiro no Ocidente a pintar uma tela abstrata. Na arteterapia,a abstração é muito importante.

Ao se deparar com uma obra abstrata, são observados os tons utilizados, a forma como estão distribuídos na tela e o que ela te transmite. Não é algo que éentregue pronto, com uma imagem definida. Uma chance de sair do direcionamento sobre o que existe. É um momento de contemplação quando se pode lidar com o que há de subjetivo dentro de si apartir da arte. O que eu sinto? O que esse quadro desperta em mim? Inevitavelmente, a pessoa busca um olhar interior sobre ele. A imaginação vem à tona de forma livre, assim como a criatividade, apercepção e o olhar mais sensível.
"Auf Spitzen" (1928) exposto no 5° andar do Pompidou

"Auf Spitzen" (1928) exposto no 5° andar do Pompidou

A arte abstrata consegue unir o que conhecemosdo mundo e o imaginário que está dentro de cada pessoa. A todo o tempo se dá asas, valor à imaginação. E Kandinsky traz essa questão.

As obras de Kandinsky ficam no quinto andar doPompidou, junto com outros mestres do século 20 como René Magritte, Modigliani Amadeo, Jean Miró, Salvador Dali, Pablo Picasso, Henri Matisse, por exemplo.

Para quem estiver interessado em sabermais sobre o artista, no site do Centre Pompidou, tem uma monografia que pode ser lida em inglês ou francês: Monografia sobre Kandinsky.

Cada espaço é interessante, com uma bibliotecamaravilhosa e considerada a mais frequentada do mundo, cinemateca, exposições diversas, dança e muito mais. De acordo com os guias turísticos, ele é mais visitado do que a Torre Eiffel. Bem merecido!
tracking img