Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA KANBAN

O Sistema Kanban foi criado por Taiichi Ohno ex vice-presidente da Toyota no Japão, logo após o término da 2ª Guerra Mundial e foi inicialmente implantado na fábrica automobilística da Toyota.
Na busca de aumentar a sua produtividade em mais de oito vezes, esta fábrica teve que desenvolver um sistema próprio para produzir veículos a baixo custo, com a mesma qualidade dos carroseuropeus e americanos.
A necessidade de sobreviver no mercado, enfrentar a concorrência americana, a flutuação mensal de vendas, forçava a fábrica a reinventar constantemente, com mudanças frequentes de layout, adaptação do homem com as máquinas na linha de produção, até chegar a decisão de por fim aos estoques, exigindo uma mudança no modo de pensar e de produzir.
Conforme Moura não é uma boaidéia planejar a movimentação de uma peça com o controle de estoque quando isto deve ser feito com o de produção. O controle de estoque não é necessário se o controle de produção puder ser feito com perfeição. A partir desta idéia, originou-se o sistema Kanban.
O Sistema Kanban é uma técnica de gestão de materiais e de produção no momento exato (“Just-in-time”), que é controlado através domovimento do cartão (Kanban). O sistema Kanban é um método de puxar as necessidades de produtos acabados e, portanto, é oposto aos sistemas de rodução tradicionais. É um sistema simples de autocontrole em nível de fábrica, independente de gestões paralelas e controles computacionais. (Moura, 1989)
Gaither refere-se ao Kanban como um meio de sinalizar para a estação de trabalho antecedente que aestação de trabalho seguinte está preparada para que a estação anterior produza outro lote de peças.
O Kanban usa o sistema de puxar, onde o produto é mantido no centro de trabalho anterior até que o seguinte fique disponível, este modelo foi inspirado no supermercado americano, onde as prateleiras eram reabastecidas quando esvaziadas. Como o espaço de cada item era limitado, somente se traziam maisitens quando havia necessidade.
O sistema Kanban é um cartão ou etiqueta de pedido de trabalho, sujeito à circulação repetitiva na área, Moura mostra uma definição restrita ao Kanban, sendo um procedimento que utiliza cartões para operar um “sistema de puxar” de controle de material, o qual interliga todas as operações de suprimento a uma linha de montagem final. Continua com uma definição geral emque o sistema é um método que reduz o tempo de espera, diminuindo o estoque, melhorando a produtividade e interligando todas as operações em um fluxo uniforme e ininterrupto.
O principal objetivo do sistema é a conversão de matéria-prima em produtos acabados, com tempos de espera iguais aos tempos de processamento, eliminando todo o tempo em fila do material e todo o estoque ocioso.
Outrosobjetivos podem ser citados no emprego desse sistema como:
1. Minimizar o inventário em processo e os estoques de produtos acabados;
2. Minimizar a flutuação dos materiais em processo, visando simplificar o seu controle;
3. Reduzir o "lead time" de produção,
4. Evitar a transmissão de flutuações ampliadas de demanda ou do volume de produção entre processos;
5. Descentralizar ocontrole da fábrica, fornecendo aos operadores e supervisores de área tarefas no controle de produção e de estoque;
6. Permitir uma maior capacidade reativa do setor produtivo à mudança da demanda;
7. Reduzir os defeitos através da diminuição dos lotes de fabricação;
8. Permitir o controle visual ao longo das etapas de fabricação; e
9. Fornecer os materiais sincronizadamente, em tempoe quantidade, conforme sua necessidade, no local certo.
Moura destaca outras funções especiais do sistema Kanban:
- aciona o processo de fabricação, apenas quando necessário;
- não permite a produção para estoque com previsões futuras;
- paralisa a linha quando surgem problemas não solucionados;
- permite o controle visual do andamento do processo;
- é acionado pelo próprio operador;
-...
tracking img