Kanban

Páginas: 4 (878 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2011
INTRODUÇAO
Foi desenvolvido por Taiichi Ohno, Vice-Presidente da Toyota Motor. As idéias de Ohno sobre o kanban foram inspiradas no supermercado americano, onde as prateleiras eramreabastecidas quando esvaziadas. Como o espaço de cada item era limitado, somente se traziam mais itens quando havia necessidade.
É um sistema de informação que foi desenvolvido para organizar os váriosdepartamentos de processo interligados dentro de uma fabrica. Tem como finalidade controlar a produção e a movimentação do material em processo produtivo. Kanban significa cartão, literalmente, um registrovisível o placa visível, usada como meio de comunicação, transmissão de dados e informações.

ORIGENS DO SISTEMA KANBAN.
O Sistema de Produção desenvolvido pela Toyota iniciou à filosofia deprodução Just-ín-Time.Seu objetivo é eliminar os elementos desnecessários referente a produção, reduzindo assim os custos. A idéia básica neste sistema é produzir os tipos de unidades necessárias notempo necessário, e na quantidade necessária. A redução de custos é a meta mais importante do sistema sendo acompanhada de três metas secundárias para garantir seu objetivo original: Controle deQualidade, Qualidade Assegurada e Respeito à Condição Humana. O sistema kanban é baseado nos seguintes princípios: produção nivelada, redução de tempo de preparação, layout de máquinas, padronização dostrabalhos, aperfeiçoamento das atividades.
Assim a Toyota desenvolveu um sistema de manufatura que foi simples de operar e controlar com um sistema muito simples de informação, posteriormenteconhecido como kanban.
2 - CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA KANBAN
Recorrendo aos conceitos anteriores e focalizando suas características básicas, pode-se dizer que o sistema kanban é um sistema de controledo fluxo de informações e produção em um ambiente JIT, que controla harmoniosamente a produção dos produtos necessários nas quantidades e no tempo necessário, reduzindo os tempos de espera,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Kanban
  • KANBAN
  • kanban
  • Kanban
  • Kanban
  • Kanban
  • Kanban
  • Kanban

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!