Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Kanban

Kanban é uma expressão japonesa com origem nos cartões utilizados nas empresas japonesas para solicitar componentes a outras equipas da mesma linha de produção, e que designa ummétodo de fabrico em série, desenvolvido pela Toyota Motor Company, aplicado aos processos de aprovisionamentos, produção e distribuição, seguindo os princípios do Just-in-Time (JIT).

Podemosdizer que o método Kanban é um método que determina a produção a partir da procura: de facto, o ritmo de produção é determinado pelo ritmo de circulação de Kanban’s, o qual, por sua vez, é determinadopelo ritmo de saída dos produtos a jusante do fluxo de produção.



Objectivos do método Kanban

Podemos identificar como principais objectivos do método Kanban os seguintes:

*regular internamente as flutuações da procura e o volume de produção em cada secção de forma a evitar a transmissão e ampliação dessas flutuações;
*

minimizar as flutuações do stocks deproduto acabado com o objectivo de reduzir os custos de stockagem;
*

descentralizar a gestão da fábrica, criando condições para que as chefias directas desempenhem um papel de gestãoefectiva da produção e dos stocks;
*

produzir as quantidades solicitadas no momento em que são solicitados.



Aplicação do método Kanban

Pelas suas características, o método Kanbanapenas pode ser aplicado em sistemas de produção repetitiva, em que os produtos são estandardizados e a produção é relativamente estável, sendo obrigatório que o processo de produção esteja organizadoem série.

Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.

Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produçãoou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.

Coloca-se um Kanban em peças ou partes...
tracking img