Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DAS ENGENHARIAS (FAEN)
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

KANBAN

Acadêmica: Mariana Pezzarico Lima

Dourados/MS
2010
Introdução
Em uma sociedade onde os consumidores estão cada vez mais exigindo qualidade nos produtos e nos serviços e adequação às suas necessidades e desejos, há uma crescente preocupação nas empresas não só em manter, masincrementar seu desempenho no que diz respeito a qualidade e produtividade. Isto faz com que os empresários busquem com maior intensidade atender a essas exigências flexibilizando sua oferta e procurando eliminar atividades que não agregam valor aos produtos e serviços que prestam à sociedade.

Origem do kanban
No Japão pós-guerra, vivenciava-se uma forte crise econômica e a produtividade nasindústrias representava um oitavo das indústrias americanas. A Toyota precisava desenvolver um sistema próprio para produzir veículos a baixo custo, com a mesma qualidade dos carros europeus e americanos. Caso contrário, a indústria automobilística no Japão não sobreviveria. O novo sistema criado foi denominado “Sistema Toyota de Produção” e envolvia todos os processos da organização (marketing,financeiro, vendas, produção...) e as inter-relações entre eles, tendo com base a filosofia just-in-time (JIT) e a autonomação (automação com toque humano, autonomia para parar a produção assim que ocorrer qualquer problema na linha que possa comprometer a qualidade do produto). Conforme Tubino: "As metas de um sistema JIT de produção são: satisfazer as necessidades dos clientes eliminar desperdíciosmelhorar continuamente envolver totalmente as pessoas e a organização e visibilidade”. Para atender estas metas, o sistema se baseia na busca pelo estoque zero, o que possibilita perceber os problemas que antes ficavam encobertos pelo alto nível de estoques na cadeia produtiva. Ao se conhecer os problemas existentes, é que se pode atuar nas causas, atingindo, assim, a melhoria contínua. O estoque podeser entendido como uma banheira cheia de água, e os problemas existentes numa planta produtiva de uma empresa como pedras existentes no fundo desta banheira. Assim quanto maior forem os problemas, as pedras, maior deve ser o nível de estoque, água, para “encobrir” as falhas do processo. Assim, esta política de trabalhar com níveis elevados de estoque podem levar a empresa ao comodismo de nãocombater as falhas do processo produtivo, uma vez que as mesmas são “cobertas” pelo alto nível de estoques. O Kanban propriamente dito é um sistema de informações para administrar o Just-in-time. Tomado em sua origem, o Kanban pode ser entendido como um sistema de informações que controla a quantidade de produção em cada processo. O Kanban é um instrumento (cartão, placa, anel etc.) que, visualmente,indica ao operador o que fazer, em que quantidade, onde colocar. Na realidade, o sistema é muito mais abrangente do que essa característica, internamente a fábrica, há mudanças do trabalho e do sistema de informações. Existem outras técnicas que são essenciais para a boa manutenção do Sistema Kanban de Produção: polivalência, troca rápida de ferramentas, manutenção preventiva.

Filosofia JIT
Afilosofia JIT tem como objetivo estruturar a produção de modo que qualquer atividade que não agregue valor ao produto seja eliminada, evitando todos os desperdícios provocados por movimentações desnecessárias de materiais, excessos de produção, tempos ocioso, fabricações indevidas, atividades improdutivas e produção defeituosa. O estoque, sendo uma conseqüência de tudo isto, é visto nesta filosofiacomo perdas, pois é capital imobilizado e ainda precisa de investimentos para sua manutenção.
A filosofia JIT tem como um dos princípios a eliminação dos estoques, visando chegar ao estoque zero, ainda que se considere isto como uma situação ideal; fazendo com que a empresa seja mais flexível na produção e procure atender à variação da demanda do mercado, quase que instantaneamente,...
tracking img