Kamban na pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
Sumário 2
Lista de Imagens 3
Introdução 4
História 5
O que é Kanban 6
Objetivos e Funções 7
Vantagens e Desvantagens 9
Cartões Kanban 10
Tipos de Kanban 11
Conclusão 16LISTA DE IMAGENS

Figura 1: Cores utilizadas nos Cartões 10
Figura 2: Cartão de Produção/Movimentação e suas respectivas identificações 10
Figura 3: Quadro Kanban 11
Figura 4: Kanban de Movimentação 12INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta a história e o funcionamento do Sistema Kanban (é um subsistema do Just-in-Time) e algumas de suas principais aplicações. É um método visual de controle de materiais e produção por meio de cartões com o objetivo de minimizar estoques e melhorar o controle de produção e movimentação. Por ser voltado à produção, todo o comando é transferido aoscolaboradores que trabalham no próprio chão de fábrica, pois são eles quem têm melhor conhecimento e visualização da situação num determinado momento. Além disso, caracteriza-se como um processo de puxar a produção: só é fabricado aquilo que possui respectivo pedido para que não exista ociosidade e desperdícios. O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico e como aproveitamento pôde-secompreender o seu processo e aplicação como um todo e quais benefícios proporcionados aos usuários.




















1. HISTÓRIA
A tradução literal de Kanban é registro ou placa visível, usados como meio de comunicação e mais sucintamente, significa cartão e é por meio destes que seautoriza a movimentação e produção.
O Kanban foi desenvolvido no Japão pelo ex-vice-presidente da Toyota Motor Company, Taiichi Ohno na década de 50. Sua inspiração veio dos supermercados americanos onde cada produto possuía um espaço limitado nas prateleiras que só eram repostas quando necessário.
Após estudar o sistema de produção em massa utilizado por Henry Ford, fundador da Ford MotorCompany, ele concluiu que este era eficiente apenas na diminuição do custo unitário do produto quando a economia estava em alta, mas não era estruturado nem dinâmico para períodos de baixo crescimento econômico, pois é um sistema que cria desperdício devido a produção em larga escala próprio da ideologia do sistema de produção em massa.
E Taiichi Ohno tinha uma teoria de que tudo que se tem além daquantidade mínima necessária era desperdício e por isso seu objetivo era eliminar os excessos de estoque da fábrica baseado na ideia fabricar os tipos de produtos necessários, no tempo necessário e na quantidade necessária.














2. O QUE É KANBAN
É uma técnica de gestão da produção e movimentação de materiais através de cartões executada na própria linhade produção. Dessa forma, todo o controle da produção é transferido a supervisores e operadores, pois são esses colaboradores que têm maior e melhor conhecimento sobre as necessidades imediatas na fábrica e assim, capazes de tomar as decisões rapidamente. Os cartões sempre acompanham as peças e materiais facilitando o controle dos estoques e permitindo uma visualização rápida sobre o status daprodução.
Outro aspecto importante é o seu método de puxar a produção: o fluxo de materiais depende de toda a produção uma vez que um processo subsequente só puxa as peças do processo anterior quando necessita. O controle de quanto, como e quando produzir é determinado pelo pedido do cliente, do que será consumido imediatamente, e assim, mantendo um baixo nível de inventário.
Muitas vezes...
tracking img