Kajgfiwguefs

616 palavras 3 páginas
9. FUNDAMENTOS DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA DE METAIS.
A importância dos metais na tecnologia moderna deve-se a facilidade com que os mesmos podem ser conformados em formas úteis, tais como: chapas finas, placas, barras e tubos. Estas formas podem ser obtidas de duas maneiras: a – por processos de deformação plástica ou conformação plástica de metais: através dos quais o volume e a massa de metal são conservados; b – por processos de remoção metálica ou usinagem de metais: através dos quais retira-se algum material para que se obtenha a forma desejada.

9.1. CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO

Os processos de conformação plástica de metais normalmente podem ser classificados em duas categorias: a) Quanto às operações de processamento, são classificados como: 1 – processos do tipo compressão direta (forjamento e laminação); 2 – processos do tipo compressão indireta (extrusão, trefilação e estampagem profunda); 3 – processos do tipo trativo (estiramento); 4 –processos de dobramento (envolve a aplicação de momentos fletores a chapa); 5 – processos de cisalhamento (envolve a aplicação de forças cisalhantes de modo a romper o metal no plano cisalhante). Essa classificação esta associada aos tipos de forças aplicadas sobre o material à medida que este é deformado. b) Quanto às operações de fabricação são classificados como: I – Processos primários de trabalho mecânico: os processos de trabalho plástico projetados para reduzir lingotes e tarugos a um produto laminado de forma simples; tal como chapas grossas e finas e barras (laminação, forjamento e extrusão). II – Processos secundários de trabalho mecânico: são processos utilizados para produzir formas acabadas, tais como, a maioria das operações de conformação da chapas finas, trefilação de arames e tubos.

9.2. MECÂNICA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA DOS METAIS.

O requisito de uma teoria que descreva a mecânica de um processo de conformação é a sua habilidade em fazer uma predição exata das tensões, deformações e

Relacionados