Kaizen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. KAIZEN

Segundo (Aragon, 2005) o Kaizen é uma Uma ferramenta simples e de fácil aplicação que tem auxiliado os gestores a terem seus sistemas de produção cada vez melhores, atendendo a demanda do mercado dentro dos prazos de entrega, visando garantir a satisfação dos clientes, utilizando a visão de todos seus colaboradores ferramenta esta, que visa o melhoramento contínuo, para Aragon okaizen está pautado na eliminação de desperdícios com base no bom senso, no uso de ferramentas baratas que se apoiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática de seus processos. Nos anos 50, foi retomado pelos japoneses as idéias da administração clássica de Taylor, criando o conceito de Kaizen.
A expressão Kaizen significa literalmente, MUDE (KAI) para tornar-se BOM(ZEN). A metodologia kaizen foi desenvolvida pelo engenheiro Tachi Ohno e originou-se na indústria Toyota no Japão nos anos 50, e significa primoramento, melhoria contínua. A filosofia Kaizen afirma que o nosso modo de vida seja no trabalho, na sociedade ou em casa merece ser constantemente melhorado (MASSAKI IMAI, 2005). De acordo com (Carlos Ciconelli, 2007) a metodologia Kaizen baseia-se emalguns pontos fundamentais:

 Qualidade: como melhorá-la
 Custo: como controlá-lo
 Entrega pontual: como garanti-la.

1.1 Segundo Massaki Imai (2005) um programa bem definido de Kaizen pode ser dividido em três segmentos:
 Kaizen orientado para a administração
 Kaizen orientado para o grupo
 Kaizen orientado para as pessoas

1.1.1 Kaizen para administração:
O kaizen orientado para aadministração envolve as mais importantes questões, garantindo o progresso na implantação e a moral. Segundo Massaki Imai (2005) um gerente deve dedicar pelo menos 50 por cento do seu tempo ao melhoramento. Fazendo com que o programa possa perpetuar pela empresa em todas as áreas. Se as pessoas são capazes de seguir o padrão mas não o fazem, a administração deve introduzir a disciplina. Se aspessoas não são capazes de seguir o padrão, devemos oferecer treinamento ou revisar o padrão para que as pessoas possam seguí-los Massaki Imai, (2005).

1.1.2 Kaizen para o grupo:
Não se pode falar em melhoria contínua sem destacar a importância e as funções da equipe. Segundo SHIBA (1997), a melhoria contínua significa o envolvimento de todas as pessoas da organização no sentido de buscar, deforma constante e sistemática, o aperfeiçoamento dos produtos e processos empresarias, e ainda que a melhoria contínua pressupõe mudanças no hábito da organização e grandes mudanças com maior planejamento. Os grupos de Kaizen devem ser formados por pessoas de todas as áreas afetadas e correlatas, com o intuito de aprender a utilizar as técnicas nas soluções dos problemas. Como em todas as áreas daempresa existe um coordenador, um líder, aqui também deve ser eleito um líder que terá o papel de informar a todos do grupo o que esta acontecendo e canalizar todas as informações transformando-as em ação. Primeiramente deve-se fazer um estudo de todos os problemas, definindo se esta de fácil solução ou se terá que ter o auxílio do método PDCA (Plan-Do-Check-Action). O ciclo PDCA de Deming tem porprincípio tornar-se mais claros e ágeis os processos na execução da gestão.

1.1.3 Kaizen voltado para pessoas:
O kaizen voltado para pessoas ocorre na forma de sugestões, fazendo com que as pessoas tenham mais empenho em realizar as suas tarefas. Esse sistema deve ser bem dinâmico e funcional, servindo de avaliação de desempenho do supervisor dos operários.
Considerado e conhecido como opai do Kaizen, (Imai, 2005) ressalta que a melhoria contínua do processo nas organizações é gradual e que se inicia no próprio local de trabalho. Ele afirma que o erro principal de muitos profissionais e consultores da qualidade é o depender demasiado da tecnologia ou de ferramentas sofisticadas, notadamente estatísticas, é de serem viciados em aplicações computacionais ou mapas muito complexos...
tracking img