Kairos5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresas que estão na disputa com processadores
O grande foco das fabricantes de processadores era a velocidade que podem oferecer. Com os chips que contém vários núcleos, a disputa foi para qual processador conseguia mais “Cores” de processamento. Mas como o mercado está voltado para os dispositivos portáteis, o foco é o desempenho e a economia.
Com o mercado da tecnologia está ganhando unsnovos dispositivos portáteis. iPad, Androids, Tablets e smartphones surgem com frequência e com novas ideias como por exemplo a bateria não acabar tão rápido.
CES 2011: o domínio dos processadores ARM
(CES- Consumers Eletronic Show)
Em 2011 foi realizado o CES e os grandes destaques foram os tablets e smartphones (alguns considerados superphones).
Duas imagens de exemplo de Superphones:[pic]Por baixo das capas ou carcaças do aparelho, existe processadores poderosos capazes de processar funções pesadas e econômicas o bastante para garantirem horas de funcionamento dos aparelhos. (necessário uma bateria potente também).
Existe os processadores ARM, que trazem de volta a microarquitetura criada nos anos 80 e que foi abandonada pelos maiores fabricantes com a chegada dos x86.
[pic]
Comvárias remodelagens e avanços na tecnologia empregada, hoje eles voltam à cena com a voracidade de jovens componentes. Eles estão nos superphones LG Optimus 2X, Motorola Atrix e também em vários tablets, representados pelos nomes de Nvidia Tegra 2 e Qualcomm.
Imagem de um Nintendo DS que contém o ARM:
[pic]
Os smartphones evoluíram transformando-se cada vez mais rápido. Com isso todoscomeçaram ter a curiosidade de saber o que estava por trás de tanta capacidade de realizar tarefas pesadas dentro de aparelhos tão pequenos.
Quais as vantagens?
Sendo menor que os outros processadores, ele possui circuitos mais simples para as coisas que são computados nele.
Mas a principal vantagem é a economia de energia, as baterias duram mais quando os processadores exigem menos energia. E essaredução no consumo só ocorre porque os processadores ARM utilizam circuitos menores.
Empresas que estão crescendo
Diziam que Intel e AMD são empresas incomparáveis. Mas com o avanço do mercado de portáteis, outras fabricantes começam a ganhar espaço e se tornarem ameaças para essa as duas grandes empresas.
Primeira Empresa

NVIDIA: da GeForce ao Tegra 2
Foi criada em 1993, a NVIDIA passou algumtempo trabalhando com placas gráficas. Por muito tempo a NVIDIA não sabia quem o que era uma ameaça, garantindo o domínio do mercado sem maiores dificuldades. Com a criação dos Radeon (ATI, atual AMD), apareceu uma grande disputa de chips.
[pic]
Com a ATI juntada com a AMD e a Intel fabricando seus próprios chipsets, a NVIDIA decidiu ampliar seus horizontes mercadológicos e desenvolver osprocessadores Tegra. No começo parecia inofensivo, mas logo surgiram informações sobre o Tegra 2 Dual-Core ai a história mudou de vez.
No começo de 2011, foi feita uma nova parceria entre a Intel e a NVIDIA. Com este acordo, as duas empresas tiveram acesso total aos documentos e projetos uma da outra, ou seja, a NVIDIA terá acesso aos projetos da Intel e vice-versa.

Imagem do Produto que possui otegra 2 anunciados também no CES:
[pic]

Durante a CES foram anunciados vários produtos que possuem o Tegra 2 em seu hardware.
Principal processador: Tegra 2 (1 GHz, Dual-core)
Recursos:
• Suporte para câmeras digitais;
• Reprodução de vídeo: 1080p;
• JPEG: codificação e decodificação;
• Suporte para duas telas simultâneas;
• GeForce ULP (redução no consumo de energia).[pic]
Utilizando a arquitetura ARM, hoje a Qualcomm distribui processadores para várias marcas, como Samsung, Sanyo e Sharp. Em vez de unificar CPU e GPU (como faz a o Tegra da NVIDIA) os processadores Qualcomm Snapdragon podem integrar vídeo, conectividade 3G e GPS.
O surgimento dos superphones
O aparelho mais comentado na CES 2011 foi o Sony Ericsson Xperia arc, que traz o processador...
tracking img