Kabuki

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Kabuki

Kabuki é uma forma de teatro chinês, conhecida pela estilização do drama e pela elaborada maquiagem usada por seus atores.
A palavra kabuki é o resultado da junção de trêsideogramas chineses; “ka”, “bu” e “ki”, que significam: cantar, dançar e representar.
Acredita-se, que kabuki derive do verbo kabuku “ser fora do comum”.
A história do kabuki começou em1603, nasceu como uma dança dramática de conjunto, executada por mulheres, uma forma muito diferente de sua representação moderna.
Muito do seu apelo era devido às sensuais e sugestivasperformances; assim muitas atrizes eram disponíveis para os membros da platéia que pudessem pagar. Ou seja, elas eram prostitutas.
Em 1629 o governo proíbe oficialmente a participação de atrizesno teatro kabuki, temendo a desmoralização do público. A partir daí o teatro kabuki começa a ser atuado apenas por homens que também interpretavam papéis de mulheres.
Eles passaram arepresentar no palco os ideais dos mercadores nas peças; faziam críticas a sociedade, ao governo e a fatos históricos, através de sátiras, irônias e dramas. Também era tema do kabuki o dia-a-dia daclasse plebeia.
Homens representando mulheres virou tradição, os atores que se travestiam de mulher passaram a ser chamados de “onnagata”. Esta tradição dura até hoje e o teatro kabuki éapresentado apenas por homens.
Uma outra característica marcante do teatro kabuki é a beleza dos cenários e o colorido da maquiagem e das roupas dos personagens.
Antigamente apesar de muitopopulares, os atores pertenciam a baixas classes sociais. Atualmente este quadro mudou, os atores tem grande prestígio social e os mais famosos fazem parte de papéis na T.V. e no cinema
Oteatro kabuki não deve ser visto como algo muito sério, intelectual ou filosófico, mas como uma representação elaborada de entretenimento popular que não deixa de ter suas raízes artísticas.
tracking img