jão jubaas

4998 palavras 20 páginas
1

MOTIVAÇÃO EM IDOSOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
Leonardo Di Domenico1, Gustavo Ricardo Schütz2.
1

Acadêmico do curso de Educação Física Bacharelado – Centro de Ciências da Saúde e do
Esporte / CEFID - Universidade do Estado de Santa Catarina / UDESC.

2

Orientador, Laboratório de Pesquisas em Biomecânica Aquática – Centro de Ciências da Saúde e do Esporte / CEFID - Universidade do Estado de Santa Catarina / UDESC.

Resumo: Atualmente, a busca por parte dos idosos pela prática de exercícios físicos para a promoção da saúde vem crescendo significativamente. Este estudo visou identificar os motivos de engajamento e permanência, na prática regular de exercícios físicos com idosos. Para a realização do mesmo, foi aplicado um questionário composto por duas perguntas discursivas, para 50 alunos, sendo 32 mulheres e 18 homens acima dos 60 anos, que se encontram no estágio de manutenção de acordo com o Modelo Transteórico e realizam atividades físicas em academias da Grande
Florianópolis. Os resultados apontam os motivos citados para o engajamento: Manutenção da
Saúde (36%); Indicação médica (30%); Influência da família (14%) e ocupação do tempo livre
(20%). E também os motivos da permanência na atividade: Manutenção da saúde (28%); Autoestima/estética (16%); amizades (26%); Bem-estar (22%) e indicação médica (8%). Com esses indicadores, promover programas voltados à promoção da saúde e das necessidades dos idosos fará jus a uma população que tem motivos consideráveis para se afastar de vez do sedentarismo e das doenças associadas à idade.
Palavras Chave: Musculação, idosos, motivação.
INTRODUÇÃO
Com o avanço da medicina, a expectativa de vida da população mundial está cada vez maior, fato que serve de alerta aos profissionais da saúde para que se tenha maior atenção com relação à oferta de exercícios físicos para essa população.
O processo de envelhecimento é habitualmente acompanhado por uma redução da atividade física e,

Relacionados