jyyu6

348 palavras 2 páginas
Nome científico-Alfaiate
Classificação taxonómica-
Reino:
Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Aves
Ordem:
Charadriiformes
Família:
Recurvirostridae
Género:
Recurvirostra
Espécie:
Recurvirostra avosetta

Habitat-Os Alfaiates estão grandemente associados a habitats aquáticos: estuários, salinas, zonas de vasa entre marés, baías pouco profundas, lagoas costeiras, albufeiras de regiões interiores. Os habitats preferenciais destacam-se, sobretudo, por serem ricos em invertebrados aquáticos. Na época reprodutora evitam áreas com vegetação densa para fazer os ninhos, embora alguma vegetação esparsa seja benéfica na cobertura e protecção de juvenis.
Localização geográfica-
Características-
Revestimento do corpo-
Locomoção-
Alimentação-O bico dos Alfaiates é estreito e curvado para cima, tornando estas aves autênticas especialistas na procura de alimento. Alimentam-se quase exclusivamente de invertebrados, insectos e crustáceos, mas também de peixes de pequena dimensão. As presas são localizadas pelo tacto durante movimentos repetidos e regulares de “ceifar”, balançando o bico entreaberto, para a esquerda e para a direita, debaixo de água. Em áreas de águas límpidas podem também localizar presas visualmente.
Reprodução-O Alfaiate cria em colónias dispersas, frequentemente associado a espécies como as Gaivotas, Andorinhas-do-mar, Ostraceiros, Perna-longa, etc. O ninho consiste, geralmente, numa depressão exposta no chão ou em vegetação rasteira, mas sempre perto de água. Podem também utilizar pequenos ramos, raízes e folhas para acamar o ninho.
As posturas iniciam-se em meados do mês de Abril, existindo uma variação pouco nítida entre os casais de uma mesma colónia. Os Alfaiates fazem uma única postura, geralmente de 3 a 4 ovos (2-5), de forma oval, lisos, de cor castanho pálido pintalgado a preto. O período de incubação prolonga-se por 23 a 25 dias (20-28) e ambos os sexos incubam. Depois das crias nascerem são necessários 35 a 42 dias para que estas

Relacionados