Juventude O Motor Das Mudan As Sociais MST Movimento Dos Trabalhadores Sem Terra

736 palavras 3 páginas
Juventude, o motor das mudanças sociais | MST - Movimento dos Traba...

1 de 2

http://www.mst.org.br/node/10380

Juventude, o motor das mudanças sociais
Share
10 de agosto de 2010
Do Jornal Sem Terra Especial Juventude

A juventude sempre foi um dos grandes motores das lutas progressistas no Brasil e no mundo. Jovens militantes também ajudaram a construir o nosso Movimento.
Hoje somos muitos jovens nos acampamentos e assentamentos do MST em todo país. Estima-se que somos cerca de 500 mil em nossas áreas, a maioria nas escolas e também nos espaços de militância.
Essa é sem dúvida uma das grandes forças do nosso Movimento. A tarefa da juventude do MST é contribuir para a luta do Movimento como um todo.
Nesse sentido, precisamos colocar o boné do Movimento, levantar as bandeiras vermelhas e construir mais essa jornada. O agronegócio é um modelo que não se interessa pela produção de alimentos, que não se interessa pela Reforma
Agrária e, portanto, por uma proposta de desenvolvimento do campo que democratize a posse e o uso da terra.
Nesta conjuntura, a juventude é atingida diretamente.
O início da discussão sobre Juventude e o MST se deu, de forma mais específica, nos encontros de jovens feitos na Unicamp de 2000 a 2002, onde muitos jovens militantes Sem Terra estavam reunidos e organizados.
Em 2005, a Marcha Nacional pela Reforma Agrária, em que 60% de participantes eram jovens, mostrou a necessidade de se debater este setor com mais afinco.
A origem do coletivo de juventude do MST remete à realização do Seminário de Juventude da Coordenação dos
Movimentos Sociais (CMS) em junho de 2006, além dos Seminários de Juventude da Via Campesina, realizados em 2006 e 2007 na ENFF.
O diálogo constante com a juventude da cidade é visto como estratégico para as lutas dos jovens do campo.
A relação com a sociedade no campo, fortalecendo a Via Campesina Brasil e internacional e na cidade, com as articulações de estudantes, sindicatos, e jovens das periferias são considerados

Relacionados

  • alienaçao
    138768 palavras | 556 páginas
  • questões
    157194 palavras | 629 páginas