Justiça - platão e aristótelees

848 palavras 4 páginas
A partir da leitura do trecho a seguir, explique a diferença fundamental que
Platão estabelece entre a lei a justiça:

"Segundo dizem, por natureza. cometer injustiça é um bem e sofrê-la, um mal, mas o sofrer injustiça se destaca mais porque o mal que há nela é maior do que o bem em cometê-la. Sendo assim, quando os homens, uns contra os outros, cometem injustiça e dela são vítimas, ao sentirem o gosto de uma coisa e outra, se não são capazes de evitar uma e obter a outra, parece-lhes útil estabelecer um contrato que os proiba de mutuamente cometer injustiça e sofrê-la. E foi a partir de então que os homens começaram a estabelecer suas leis e convenções e a chamar legal e justo o precrito pela lei" (PLATÂO, A República, livro II, 359a)

O conceito de Justiça desenvolvido por Platão é repleto questionamentos incômodos. Platão tenta descobrir se a justiça é melhor do que a injustiça e, se o homem injusto tem uma vida com mais regalias e mais fartura do que a do homem justo. Após a discussão, concluiu-se que a justiça é melhor do que a corrupção. Platão enfatiza que a justiça poderia ser simples se os homens buscassem uma vida simples e, vivessem de acordo com suas necessidades, trabalhando muito e não tendo luxo. O conceito de cidade justa para Platão, é a polis onde as pessoas seriam destinadas a trabalhos certos de acordo com sua personalidade. Portanto, cada pessoa teria seu papel e tudo ocorreria exatamente como deve ser, estável e eficiente. Enquanto na cidade injusta, o governo estaria nas mãos dos proprietários e visaram preservar seus interesses econômicos e particulares.
Platão diz que existem leis boas e más, como elas são feitas pelos governantes, estes procuram fazer as leis de acordo com suas necessidades, suprindo e sendo vantajoso com seus própios interesses. Cabe então a discussão que se as leis são justas. Pois os governantes podem fazer as leis parecerem justas a fim de preservar seus interesses pessoais.
Sendo contra o

Relacionados