justificativa da nr 24 e nr 25

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA da nr24

No decorrer da história, a maior parte do tempo do ser humano foi tornando-se ocupado pelo trabalho. O que de início era para suprir suas necessidades básicas de subsistência, passa a ser, principalmente após a Revolução Industrial, a maior perceptiva da vida do homem.
O homem então começa a passar a maior parte de sua vida em seus locais de trabalho, destinando suaenergia, força e esforços para as organizações. Ou seja, disponibilizando maior parte do seu tempo ao trabalho do que propriamente com suas famílias e amigos.
Além disso, com o avanço tecnológico, o local de trabalho pode ser em qualquer lugar: em viagens, casa, hotéis, etc. em todos os locais pode-se trabalhar para a organização. Por isso devem ter boas condições sanitárias e de conforto noslocais de trabalho em todo lugar que se trabalhe as condições devem ser submetidas a processo permanente de higienização, de modo que estejam sempre limpas e desprovidas de quaisquer odores.
A organização, por outro lado, percebe cada vez mais, a importância do ser humano para o alcance de resultados. Pois a capacidade de raciocínio, de criatividade, de solucionar problemas, está presente nas pessoase não nas máquinas.
Desta forma, a organização passa a se preocupar em oferecer um ambiente que traga ao indivíduo: conforto, respeito, segurança e bem-estar, entre outros. Neste sentido, a organização deve oferecer um ambiente propício e que favoreça o uso de suas capacidades.
Muitos fatores contribuem para uma não qualidade de vida por isso devem ser identificados e combatidos com políticase ações que visem minimizar ou mesmo eliminar esses males que afetam, não somente o trabalho, mas também a vida familiar e social dos colaboradores. Deste modo todo local de trabalho devem possuir instalações sanitárias em condições de uso assim como:
1. Área dos sanitários
Os locais designados aos sanitários devem atender ás proporções mínimas de conforto.
O ministério do Trabalho e Emprego(MTE) classifica como aceitável a metragem de 1m², para cada sanitário, por 20 empregados em atividade.
O órgão regional do MTE, apto em Segurança e Medicina do Trabalho, pode mediante a verificação da pericia no local, exigir adulterações de metragem para atender ao mínimo de conforto exigível.
1.1. Estrutura dos sanitários
A cobertura das instalações sanitárias deve ter estrutura de madeiraou metálica, com telhas de barro ou de fibrocimento.
A cobertura deve ter, ainda telhas translucidas para reforçar a iluminação natural, e telhas de ventilação de 4 em 4 metros. Essa fora de cobertura se aplica as instalações sanitárias localizadas fora do corpo do estabelecimento da empresa.
As paredes dos sanitários necessitam ser construídas em alvenaria de tijolo comum de concreto, revestidascom material impermeável e lavável.
As janelas das instalações devem ter molduras fixas, com vidros inclinados de 45°, sendo incolores e translúcidos, totalizando uma área apropriada a 1/8 da área do piso. A parte baixa das molduras deve estar localizada, no mínimo, á altura de 1,50 m a partir do piso.
O piso deve ser impermeável, lavável, com acabamento liso antiderrapante, sem ressaltos ousaliências, inclinado para os ralos de escoamento munidos de sifões hidráulicos. Esse piso deve ser organizado de modo a impedir a entrada de umidade e emanações no banheiro.
A rede hidráulica deve ser fornecida por caixa d’agua erguida, em altura satisfatória a permitir o bom funcionamento das saídas de agua, e contar com reserva para combate a incêndio de acordo com as posturas locais.
Paraatender ao consumo nas instalações sanitárias, a aptidão da caixa d’agua deve ser de 60 litros diários, por trabalhador.
As instalações sanitárias devem dispor de água canalizada e esgotos integrados à rede geral ou a fossa séptica, com intermédio de sifões hidráulicos, não podendo ser transmitido diretamente aos locais de trabalho, nem com os locais dedicados às refeições, devendo ser cultivadas...
tracking img