Justiça para todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Justiça para Todos
Titulo original (... And Justice for All)
Direção: Norman Jewison
Atores: Al Pacino, Jack Warden,…)

Al Pacino atua de forma brilhante representando um jovem e impetuoso advogado que já teve vários desentendimentos inclusive sendo preso por desacato com John Forsythe que atua como um inflexível juiz. Numa certa altura do filme Al Pacino recebe com surpresa a notícia que ojuiz com quem tinha tido vários atritos tinha sido acusado de estupro, e ironicamente esse mesmo juiz queria que ele o defendesse. Por ser um advogado muito ético ele só aceitaria o caso se realmente acreditasse na inocência desse juiz. Em retribuição John promete rever um caso no qual Al Pacino tenta pôr em liberdade um cliente inocente, que está preso há dezoito meses.
O filme procura entãonos mostrar de forma clara e muito brilhante os valores humanistas do Direito, por tantas vezes relegados a um segundo plano por nós.
Al Pacino representa tudo o que eu acho que um advogado deveria ser, ele trata seus clientes como seres humanos com direito a justiça e não apenas como simples casos.
Um outro fator que eu acho que deveria ser analisado é a luta que ele trava tentando mostrarcomo o sistema judiciário americano está todo corrompido, com as pessoas estranhando aquilo que deveria ser o padrão (isto é a busca pela verdade e inocência das pessoas) e não a raridade.
O filme ainda analisa a preocupação constante de Al Pacino no papel de um advogado de defesa em que ele não quer apenas vencer um caso a qualquer custo para ter fama, mas sim tem a consciência e a preocupaçãoconstante na defesa e justiça para com os seus clientes, buscando sempre por justiça para inocenta-los independente de serem ricos ou pobres, e como o próprio nome do filme diz “Justice for all”, ou seja “JUSTIÇA PARA TODOS”.
A cena do tribunal em que ele através de uma atuação brilhante tenta desmascarar todo um sistema de podridão dentro da justiça americana , em que ele se vê obrigado adefender um juiz maquiavélico que usa de sua posição de juiz para conseguir provar a sua inocência.
Nessa cena do filme esse juiz é acusado de estuprar uma jovem porém ele mesmo diz a Al Pacino(que interpreta o advogado de defesa do juiz, pois, apesar dos inúmeros problemas que ele havia tido com esse inflexível juiz ele foi obrigado a defendê-lo) o réu nesse caso o juiz conta particularmenteao seu advogado de defesa isso é Al Pacino que ele havia realmente estuprado a jovem e que se pudesse a estupraria de novo.
Esse foi o estopim para que esse jovem advogado com uma ética inabalável e com visíveis valores morais revisasse o caso e naquele momento no próprio tribunal ele se tranforma em advogado de acusação pois ele não pensa em mais nada somente naquilo que ele consideracerto e justo .
Temos então uma reviravolta do caso em vez de defender o réu isso é o juiz ele parte para acusação pois mesmo o seu cliente tendo lhe contado particularmente ser o culpado ele não poderia como advogado de defesa revelar um segredo que seu cliente lhe confidenciou, portanto houve uma quebra do código de ética.
Como ele não consegue fazer parte deste sistema corrupto em que amoral e a ética estão sendo colocadas em segundo plano, a gente presencia no filme uma atuação brilhante em que o sistema nos prega uma peça, pois esse juiz que nos parecia ser desde o início do filme um excelente juiz a favor de tudo o que é legalmente correto procurando exercer o direito de uma forma tão intransigente e legalista, no final das contas não passava de um homem corrupto e amoral.Uma outra cena que me despertou a atenção, foi logo no início do filme, que as crianças pequenas estão falando o lema da bandeira americana, então o filme está tentando nos mostrar desde o seu início a luta pela busca da verdade, da ética e da inocência e o que seria mais inocente e verdadeiro do que as próprias crianças colocadas no início do filme recitando o lema da bandeira:
“uma...
tracking img