Just tine

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JUST IN TIME

O QUE É JIT?
O JIT significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários (não antes para que não formem estoques, e não depois para que seus clientes nãotenham que esperar). O JIT é uma abordagem disciplinada que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos materiais e recursoshumanos. É por isso que existem tantas frases para a abordagem JIT. Exemplo:
* Manufatura enxuta;
* Manufatura de fluxo contínuo;
* Manufatura de alto valor agregado;
* Produção semestoque, entre outros.,
A melhor maneira de compreender como a abordagem JIT difere da abordagem tradicional de manufatura é analisar o contraste entre os dois sistemas. A abordagem tradicional envia oscomponentes que produz para um estoque, que isola o estágio do processo. O próximo estagio irá suprir-se dos componentes do estoque isolado. Quanto maior o estoque isolador, maior é o grau deindependência entre os estágios, portanto menor é o distúrbio causado quando ocorre o problema.
Já pelo sistema JIT, os componentes são produzidos e passados diretamente para o próximo estágio "exatamente nomomento" em que serão processados. Embora a abordagem tradicional e o JIT, visem a alta eficiência na produção, elas tomam caminhos diversos para conseguir isso. A abordagem tradicional busca aeficiência protegendo cada parte da produção de possíveis distúrbios. Já o JIT tem uma visão oposta. A exposição do sistema aos problemas pode torná-los evidente, em direção à solução dos mesmos.

O QUE OJIT REQUER
O JIT requer alto desempenho em todos os objetivos da produção, tais como:
* a qualidade deve ser alta, para evitar a redução do fluxo de matérias, confiabilidade interna defornecimentos, além de gerar aumento de estoques;
* a velocidade deve ser rápida para atender a demanda dos clientes diretamente com a produção,em vez de pelos estoques;
* a confiabilidade para um...
tracking img