Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JUST IN TIME





Extrema- MG
2012





INTRODUÇÃO


As fábricas e as grandes empresas hoje em dia buscam alcançar um sistema de integração entre as áreas gerando assim um processo de melhoria continua. Dos muitos sistemas existentes, o Just in Time é um dos mais conhecidos e utilizados no mercado. Falaremos sobre este método abaixo.





JUST IN TIME


O Just in Time(JIT) surgiu no Japão em meados da década de 70, criados pela à TOYOTA MOTOR COMPANY, significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários, ou seja, não produzir antes para não formar estoques. O Just in Time visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios.
O Just in Time é uma expressão inglesa que significa “no momento preciso, nomomento exato”, correspondendo ao processo de fabricação dos produtos na qualidade adequada, na quantidade certa, no momento oportuno e com o menor custo possível. Para que esses objetivos sejam alcançados é necessário minimizar ou eliminar quando possível os estoques e os tempos de setup nos tempos de setup estão inclusos as paradas, transportes desnecessários e tempos de esperas.a principalcaracterística da filosofia JIT é trabalhar com a produção puxada, ao longo do processo. O sistema de "puxar" a produção a partir da demanda, produzindo em cada somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido no ocidente como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processoprodutivo.

OBJETIVOS


O sistema JIT tem como objetivo fundamental a melhoria contínua do processo produtivo. Alguns exemplos do Just In Time:
• Zero defeitos;
• Tempo zero de preparação (setup);
• Estoque zero;
• Movimentação zero;
• Quebra zero;
• Lead time zero;
• Lote unitário (uma peça).



ESTOQUES


Os estoques têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processoprodutivo, diante de problemas de produção que podem ser classificados principalmente em três grandes grupos:
(a) problemas de qualidade: quando alguns estágios do processo de produção apresentam problemas de qualidade, gerando refugo de forma incerta, o estoque, colocado entre estágios e os posteriores, permite que estes últimos possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as interrupções queocorrem em estágios anteriores. Dessa forma, o estoque gera independência entre os estágios do processo produtivo.
(b) problemas de quebra de máquina: quando uma máquina para por problemas de manutenção, os estágios posteriores do processo que são "alimentados" por esta máquina teriam que parar, caso não houvesse estoque suficiente para que o fluxo de produção continuasse, até que a máquinafosse reparada e entrasse em produção normal novamente. Nesta situação o estoque também gera independência entre os estágios do processo produtivo.
(c) problemas de preparação de máquina: quando uma máquina processa operações em mais de m componente ou item, é necessário preparar a máquina a cada mudança de componente a ser processado. Esta preparação representa custos referentes ao períodoinoperante do equipamento, à mão de obra requerida na operação, entre outros. Quanto maiores estes custos, maior tenderá a ser o lote executado, para que estes custos sejam rateados por uma quantidade maior de peças, reduzindo por conseqüência, o custo por unidade produzida. Lotes grandes de produção geram estoques, pois a produção é executada antecipadamente à demanda, sendo consumida por esta em períodossubseqüentes.


MELHORA CONTÍNUA


O sistema Just in Time pode ser definido como um sistema de manufatura cujo objetivo é otimizar os processos e procedimentos através da redução contínua de desperdícios. Os desperdícios atacados podem ser de várias formas:
• Desperdício de transporte;
• Desperdício de superprodução;
• Desperdício de material esperando no processo;
• Desperdício de...
tracking img