Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No mundo globalizado, a concorrência é cada vez maior e a perda de competitividade das empresas deve-se em grande parte a obsolescência de suas práticas gerenciais e tecnológicas aplicadas aos seus sistemas produtivos. Por este motivo, é fundamental que as organizações sempre renovem seus conhecimentos e procurem formas de gestão mais eficientes e eficazes.

Este trabalho temcomo objetivo mostrar um sistema de gestão que teve início no Oriente e que hoje é difundido pelo mundo todo.

O tema central deste trabalho é o sistema de produção just-in-time ou JIT.

Ao falarmos de just-in-time surge de imediato a idéia de produção sem stocks, inventários ao nível de zero, produção “magra” e sistema de produção japonês. É que esta técnica, se assim a podemos chamar, é uma dascaracterísticas mais visíveis de muitas das
empresas do Japão, cada vez mais disseminada pelo tecido empresarial mundial.

O presente trabalho tem como principal objetivo abordar de forma global o Just in time, e estudar como a sua aplicação é possível no contexto produtivo das empresas.






















Just in Time

1. Conceito

Há diversas definições para oJust in Time, entre elas:

“Just in Time significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários. JIT visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios”. Slack, Chambers e Johnston (2002, p. 482)

“Just in Time trata-se de uma metodologia racional com intuito de eliminar todas as formas de desperdícios na industria, visando aumentar acompetitividade.” Alvarez (2001, p. 320)

“Just in Time é uma expressão inglesa que significa “no momento preciso, no momento exato,” Vidossich (1999, p. 132).

Enfim, todas essas definições se complementam e em resumo Just in Time, ou também conhecido pela sigla JIT, pode-se dizer que o Just in time é um sistema de administração da produção usado para indicar um processo que é capaz deresponder instantaneamente à demanda, sem necessidade de qualquer estoque adicional, seja na expectativa de demanda futura, seja como resultado de ineficiência no processo. Este sistema envolve desde a produção inicial de matéria-prima até a satisfação das necessidades do usuário final.

Isso significa não produzir antes para não formar estoques e onerar os custos e nem depois deixando o clienteinsatisfeito, perdendo faturamento e oportunidade de melhorar o fluxo de caixa.

Este conceito surgiu nos anos 50 no Japão e tomou força em meados da década de 70 no Japão, sendo sua origem atribuída à Toyota Motor Company, que buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.

O Just in Timesó foi difundido no Ocidente após o acirramento da crise do petróleo como após o crescimento da indústria japonesa, até então arrasada após o término da guerra. O crescimento desta, mesmo em tempo de crise e recursos escassos despertou o interesse ocidental pela aplicação de suas técnicas e foi justamente em um ambiente pós
segunda guerra mundial, em que o Japão precisava ser competitivo paracrescer, que a Toyota, baseada nos princípios de Henry Ford, desenvolveu JIT, também conhecido no oriente como sistema Toyota de produção.

Após o conhecimento do JIT, muitos gerentes perceberam que este, bem como suas técnicas podem ser utilizados com sucesso em qualquer parte do mundo, fato que acelerou a popularização do JIT no mundo ocidental.

O Just in time, ou também chamado de JIT, é muitomais do que um conjunto de técnicas de administração da produção, ele engloba aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos, ou seja, diversas áreas da organização.

Com este sistema, o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário e os...
tracking img