Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Just in Time
Just in Time

Formanda: Patrícia Rocha
Formadora: Íris Almeida
Data de entrega: 31 de Março de 2013

Introdução
Introdução

Este trabalho é uma pequena introdução ao método Just in Time, uma técnica de gestão da produção. Não se trata de um trabalho aprofundado acerca do tema.
O principal intuito deste trabalho, para além de apresentar o método, é a ideia por detrás e omodo como surgiu. Numa altura de crise surge uma solução que resolve os problemas da altura e que se mostra suficientemente engenhosa para durar e se demarcar na área.
É um conceito que apela à união e ao esforço e que se aplica e é mantido nos níveis mais baixos da gestão.
Hoje, as grandes empresas são pressionadas pela urgência de aumentar a produtividade. Por essa razão, muitas delasresolveram adoptar técnicas alternativas.
A técnica, meta ou filosofia de Gestão Just in Time tem merecido recentemente grande destaque em todo o mundo, tendo em vista a grande necessidade de redução de custos à área de produção.
Com este trabalho procuro mostrar de uma forma bastante sucinta e precisa, que a filosofia pode ser traduzida em produção sem estoques, eliminação dos desperdícios, sistema demelhoria contínua do processo, etc.
Enfim, este sistema da cultura japonesa (berço do Just in Time nos anos 70) é composto de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo e em qualquer empresa, que tem por objectivo a melhoria contínua do processo produtivo.

O que é Just in Time?
O que é Just in Time?

O Just in Time é um sistema de administração da produção quedetermina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exacta.
Pode ser aplicado em qualquer organização para reduzir mercadorias acumuladas e os custos decorrentes. O Just in Time é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, no que se refere aos factores como a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.
O “JIT” são as iniciais de Just in Time/TotalQuality Control, é um método para a gestão da produção. A produção é feita enquanto o bem é produzido e não no fim. O controlo é feito pelos próprios operários.
O princípio base do JIT é evitar enormes armazéns de stocks e de peças defeituosas, poupando espaço e ao mesmo tempo todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses armazéns.

Como surgiu?
Como surgiu?O Just in Time surgiu no Japão no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento associado à Toyota Motor Company a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso.
Depois da Segunda Guerra Mundial a Toyota decidiu entrar em pleno fabrico de carros com pouca variedade e de modelos deveículos, era necessária bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade comparáveis aos conseguidos pelos fabricantes norte-americanos. A partir dos anos 70 os veículos produzidos pelos japoneses assumiram uma posição bastante competitiva.
O Just in Time desta forma tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia aqual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão de qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
O sistema característico do Just in Time é de “puxar” a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecidocomo o método Kanban. Este nome é dado aos “cartões” utilizados para autorizar a produção e a movimentação de materiais ao longo do processo produtivo.

O que é JIT?
O que é JIT?

Segundo o JIT, apesar de se produzir uma pequena gama de produtos o crescimento alimenta a variedade. Uma empresa enriquece a produzir um determinado produto, mas depois pode montar outra fábrica e produzir outro...
tracking img