Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Just in Time (JIT)
Começou no Japão, nos anos 70, e seu crédito é dado à Toyota Motor Company, que o desenvolveu buscando um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos tendo o menor atraso possível. (CORRÊA E GIANESI, 1993)
O JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração daprodução, ele é considerado uma filosofia, que inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O JIT pode ter seus aspectos traduzidos como: produção sem estoques, eliminação de desperdícios, manufatura de fluxo contínuo, esforço contínuo na resolução de problemas, melhoria contínua dos processos,entre outros. (CORRÊA E GIANESI, 1993)
O objetivo principal do JIT é a melhoria contínua do processo produtivo, através de um mecanismo de redução dos estoques. Os estoques têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de qualidade, quebras de máquinas, e preparação de máquinas. O estoque funciona como um investimento necessário quando problemas comoos citados ocorrem no processo produtivo. (CORRÊA E GIANESI, 1993)
O JIT pretende então, reduzir os estoques, de modo que os problemas fiquem visíveis e possam ser eliminados através de esforços concentrados e priorizados. Com esta prática o JIT pretende fazer com que o sistema produtivo alcance melhores índices de qualidade, maior confiabilidade de seus equipamentos e fornecedores e maiorflexibilidade de resposta, através da redução dos tempos de preparação das máquinas, produzindo lotes menores e mais adequados à demanda de mercado. (CORRÊA E GIANESI, 1993)
As empresas que implementam a filosofia JIT reconhecem a necessidade de algum estoque em processo para que a produção possa fluir, mas argumentam que esta necessidade é menor do que se considera. Manter a continuidade do fluxo deprodução com pouco estoque em processo não é fácil, sendo importante exercer certa pressão sobre os trabalhadores para que produzam segundo as taxas de produção e os níveis de qualidade esperados, para que nenhuma etapa do fluxo seja interrompida por falta de material. (CORRÊA E GIANESI, 1993)
O sistema Toyota de produção produz pequenos lotes, assim possibilitando uma maior variedade deprodutos. Neste sistema os trabalhadores são multifuncionais, pois desenvolvem mais de uma atividade, outro fator importante é a preocupação com a qualidade para conseguir atingir os resultados esperados e para isso foram inventadas diversas técnica, como kanban e Poka-Yoke.
A base do sistema Toyota de produção é absoluta eliminação de desperdícios, e os pilares de sustentação é o Just-in-time, aAutomação do sistema produtivo.

Operações Enxutas
Operações enxutas tratam-se de operações da produção que tem como objetivo principal, de acordo com seu nome enxugar a produção, ou seja, reduzir ou extinguir os desperdícios.
Essa abordagem busca atender a demanda com alta qualidade, “a abordagem enxuta de operações tenta atender à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e semdesperdício”. Dessa forma a abordagem enxuta procura dinamizar a produção, baseada no controle para evitar os desperdícios, com o foco na qualidade.
A filosofia da produção enxuta pauta-se em “fazer bem as coisas, em fazê-las cada vez melhor e (acima de tudo) em eliminar os desperdícios em cada passo do processo” Ou seja, executar de forma eficiente os pequenos passos da produção, procurando melhorarcontinuamente a sua qualidade, com isso os desperdícios e defeitos automaticamente serão reduzidos.
Contudo é necessário o envolvimento de todos e um forte controle da equipe, para atingir as metas propostas e aumentar conseqüentemente a qualidade do produto ou serviços evitando todos os desperdícios por meio de um melhoramento contínuo do processo.
A casa de máquinas da filosofia enxuta é uma...
tracking img