Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Just in Time

O Just in Time surgiu no Japão, no início da década de 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, que procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção, aumentando a produtividade, apesar dos recursos limitados.

Desta forma, o Just in Time tornou-se muito mais que uma técnica de administração da produção, sendo considerado como umacompleta filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. Gerentes e acadêmicos acreditam que esta filosofia é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo.

As palavras Just in Time significam “no tempocerto”. Nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Ou seja, o material certo, disponível na hora certa, no local certo, no exato momento de sua utilização. Na filosofia Just in Time, em cada etapa do processo produzem-se somente os produtos necessários para a fase posterior, na quantidade e no momento exato.

Algumas expressões como: produção sem estoques; eliminaçãode desperdícios; manufatura de fluxo contínuo; esforço contínuo na resolução de problemas e melhoria contínua dos processos são expressões usadas para traduzir aspectos da filosofia Just in Time.

Objetivo

O JIT tem como principal objetivo à melhoria contínua do processo produtivo que é obtida e desenvolvida através da redução dos estoques. Ao reduzir o estoque, é possível ver osproblemas que antes não afetavam a produção, e podendo, assim serem eliminados, permitindo um fluxo mais suave da produção. O Just in Time busca também produzir somente o necessário, evitando aquilo que for desnecessário, reduzir os índices de perda e acreditar que o erro não é e nem pode ser considerado inevitável, preparar e produzir novos produtos em períodos de tempos menores, melhorar a qualidadedo produto, manter os clientes satisfeitos, reduzir os custos de fabricação e produzir por métodos que permitam o envolvimento das pessoas.

Comparação com a abordagem tradicional

Existem diversas diferenças do sistema JIT em relação aos sistemas tradicionais de produção. Talvez a sua principal característica seja de puxar a produção de acordo com a demanda, onde o material somente éprocessado em uma operação se ele é requerido pela operação subsequente do processo. Os sistemas tradicionais empurram a produção desde a compra de matérias-primas e componentes até os estoques de produtos acabados.

Características

O sistema JIT não se adapta perfeitamente à produção de muitos produtos diferentes, pois, geralmente, isto requer extrema flexibilidade do sistema produtivo, emdimensões que não são possíveis de obter com a filosofia Just in Time; o layout do processo de produção deve se celular, a fim de tornar o processo mais eficiente; a gestão da linha de produção coloca ênfase na autonomia dos encarregados e no balanceamento da linha, na não aceitação de erros, paralisando-se a linha, se for necessário, até que os erros sejam eliminados; a produção deve basear-se emgrupos de trabalho, onde trabalhadores multifuncionais iniciam e terminam um ou mais tipos de produtos, que serão utilizados pelo grupo seguinte; a responsabilidade pela qualidade é transferida para a produção e é dada ênfase ao controle da qualidade na fonte de produção; é dada ênfase na redução dos tempos do processo, como forma de conseguir flexibilidade; o elemento humano tem participaçãofundamental no sistema Just in Time, e por fim, o planejamento da produção do sistema JIT deve garantir uma carga de trabalho diária estável, que possibilite o estabelecimento de um fluxo contínuo de material.

Vantagens

O sistema de gestão Just in Time apresenta diversas vantagens que podem ser mostradas em vários critérios competitivos.

Nos custos dos equipamentos, materiais e mão de...
tracking img