Juseph juran

685 palavras 3 páginas
Joseph Juran

- Nasceu em 1904, na Romênia.
- Emigrou para os Estados Unidos em 1912.
- Licenciado em Engenharia e Direito, começou a sua atividade como gestor de qualidade na Western Eletric Company.
- Professor de Engenharia na New York University
- Iniciou a carreira de consultor em 1950.
- Morreu em Fevereiro de 2008 nos Estados Unidos aos 103 anos.

Considerado uma das pessoas que mais contribuíram para a evolução dos conceitos de qualidade no mundo, teve papel fundamental na sensibilização dos níveis hierárquico superiores quanto a implantação dos programas de qualidade nas empresas japonesas, durante o pós guerra.
Segundo Juram, a melhoria da qualidade deve ser analisada passo a passo, pois cada etapa do processo afeta a próxima etapa e assim por diante.
O foco para a melhoria da qualidade de Juram é concentrar esforços na prevenção de erros e de produtos defeituosos, examinando todo o processo produtivo desde o fornecedor de matéria prima até o usuário final.
Para isso, Juram recomenda que as empresas formem pequenos grupos ensinando os colaboradores a trabalharem em conjunto mediante identificação dos relacionamentos de causa-e-efeito dos problemas. Juram propôs três processos gerenciais básicos para que a qualidade implantada nas empresas atingisse os resultados esperados. Esses processos são conhecidos como “Trilogia de Juran”. São eles:
• Planejamento de Qualidade;
• Controle da Qualidade;
• Melhoria da Qualidade;
O planejamento da qualidade visa identificar os clientes, determinar as suas necessidades, criar características de produtos que satisfaçam essas necessidades, criar os processos capazes de satisfazer essas necessidades e transferir a liderança desses processos para o nível operacional.
A melhoria da qualidade visa reconhecer as necessidades de melhoria, transformar as oportunidades de melhoria numa tarefa de todos os trabalhadores, criar um conselho de qualidade que selecione projetos de melhoria, promover a formação

Relacionados