juros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia aplicada


Atividade portfólio:

Escreva um texto, de pelo menos três laudas, explicitando a importância que teve o advento da Sociologia para a humanidade e como os pensadores clássicos contribuíram para que essa ciência adquirisse tamanha importância.




A sociologia é um produto da tentativa da compreensão da realidade social com base na razão e na ciência é tambémconstruída pelas transformações históricas, esta ciência é relativamente nova data do final do século XVIII na Europa, fruto de uma sociedade que passava por transformações sociais daquele tempo. .A sociologia como toda ciência é fundamentada pelo método cientifico, historicamente podemos constatar que na idade média a religião era predominante, a fé era norteadora das decisões das pessoas entãonaquela época os homens utilizavam a tradição que vinha de gerações como pilares das suas relações sociais.
Podemos então definir sociologia como o estudo das sociedades e da organização da vida social.com a sociologia é possível abordar cientificamente a realidade social, as interações entre os indivíduos, a relação que mantém entre si e com outros grupos.O conhecimento cientifico possibilitado poreste estudo permite o desenvolvimento de uma perspectiva sociológica.
São três os principais pensadores clássicos da Sociologia: Marx, Durkheim e Weber.
O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte (1798-1857), sendo considerado o pai da Sociologia, Comte defendia a ideia de que para uma sociedade funcionar corretamente, precisa estar organizada( da ordem) para conseguir o progresso. Seupensamento positivista, corrente com grande expressão no século XIX.
Sociologia é produto da crise instaurada nas Revoluções Industrial e Francesa no séc. XVIII, é chamada de ciência da crise, isto é, surge a partir das transformações ocorridas a partir das Revoluções. É o estudo sistemático do comportamento humano; estudo das interações sociais.
Processo de construção da sociologia: Formação,sistematização e consolidação.
Formação - durante o período das Revoluções Industrial e Francesa do séc. XVIII, surge as primeiras tentativas e pensadores buscando pensar a sociedade de forma científica.

Auguste Comte

Auguste Comte fez seus primeiros estudos em Montpellier, sua cidade natal. Em Paris, ingressou na Escola Politécnica, mas com o fechamento temporário da escola, em 1816, voltou aMontpellier para continuar seus estudos na faculdade de medicina.No ano seguinte, voltou a estudar em Paris, mas foi expulso da Escola Politécnica, passando a realizar pequenos trabalhos para sobreviver. Ainda em 1817, tornou-se secretário do filósofo socialista Saint-Simon, que o apresentou ao mundo intelectual francês.
Já imerso na elaboração da doutrina do positivismo, Comte publicou em 1822 seu"Plano de trabalhos científicos necessários para reorganizar a sociedade".Sociologia que a princípio Comte denominou “Física Social “é um vocábulo criado por ele no seu Curso de Filosofia Positiva. Para Comte, a sociologia procura estudar e compreender a sociedade, para organizá-la e reformá-la depois. Acreditava que os estudos das sociedades deveriam ser feitos com verdadeiro espírito científicoe objetividade. O pensamento de Comte provocou polêmicas no mundo todo e reformulações de teorias até então incontestáveis. Sua influência foi imensa como filósofo social
A Sociologia surgi então de uma tentativa de Augusto Comte (1798 – 1857) em unificar vários estudos relativos às ciências humanas em apenas um só. A linha de pensamento de Comte é denominada positivismo. O positivismo se baseouno afastamento radical da teologia ou metafísica da existência humana, afirmando que toda a vida humana tinha passado pelas mesmas fases históricas distintas e que, se o indivíduo pudesse compreender este progresso, poderia resolver os problemas sociais. 

Émile Durkheim

Émile Durkheim foi o primeiro professor de Ciência Sociológica da França Sociológica. O cientista tinha, sobretudo,...
tracking img