Juros Simples e Juros Composto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Matriz de atividade individual*

Módulo: 2 – Juros Simples e Juros Composto
Atividade:
Título: Comparação entre Juros Simples e Juros Composto
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:Introdução

Em 1850, Paul Viget, diretor de uma cooperativa de mineiros franceses, criou um sistema no qual os cooperados contribuíam mensalmente por um determinado período. Havia a garantia deresgatar toda a quantia acumulada quando o prazo acabasse, ou então, o cooperado poderia receber tudo antecipadamente caso fosse sorteado. Aí nasceu a capitalização e difundiu-se pela França eposteriormente para os países da América Latina.

No Brasil em 1929, um decreto presidencial deu autorização para o funcionamento da primeira empresa de capitalização brasileira: a Sociedade Anônima SulAmérica – Capitalização (Sulacap). E em 1931 foi regulamentada a capitalização no Brasil.

O regime de capitalização é a forma como as taxas juros e os juros em si, evoluem através de vários períodosde aplicação. O crescimento do capital pode ser de duas maneiras distintas: o regime de capitalização simples ou o regime de capitalização composta. Entende-se como aplicação de recursos a utilizaçãodestes, como aplicação em estoques de mercadorias, bens de uso, disponibilidades financeiras e outros bens e direitos que constituem o ativo.

Seguindo o que foi exposto acima, iremos analisar qualo regime de capitalização – ou geração de rendimentos - mais adequado à aplicação e captação de recursos em uma organização.

Justificativa

A matemática financeira é a ferramenta usada parapodermos agir, investir e obter o maior lucro possível, de maneira mais acertada e coerente. Avaliando qual dos dois regimes é o melhor em uma dada situação, podemos obter o maior lucro possível eminimizar as perdas.

Desenvolvimento

Uma empresa bem desenvolvida e preocupada com o seu presente e futuro financeiro, preocupa-se em aplicar o seu capital de maneira mais eficaz. O capital...