Juros simples e compostos

Páginas: 2 (461 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2012
Desde a antiguidade o homem acrescia pelo empréstimo de recursos, estes monetários ou não, um indexador, o qual chamamos de juros. Os juros são divididos em dois tipos: Simples e Compostos, oprimeiro são acréscimos que são somados ao capital inicial no final da aplicação, já o compostos são acréscimos que são somados ao capital, ao fim de cada período de aplicação, formando com esta soma um novocapital.

Explicar a diferença entre juros simples e compostos dentro do universo empresarial, explanando as suas principais características.

Um dos primeiros indícios apareceu na já naBabilônia no ano de 2000 a.C. Nas citações mais antigas, os juros eram pagos pelo uso de sementes ou de outras conveniências emprestadas; os juros eram pagos sob a forma de sementes ou de outros bens. Muitasdas práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas.

A História também revela que a ideia se tinha tornado tão bemestabelecida que já existia uma firma de banqueiros internacionais em 575 a.C., com os escritórios centrais na Babilônia. Sua renda era proveniente das altas taxas de juros cobradas pelo uso de seudinheiro para o financiamento do comércio internacional. O juro não é apenas uma das nossas mais antigas aplicações da Matemática Financeira e Economia, mas também seus usos sofreram poucas mudanças atravésdos tempos.

Os juros são divididos em dois grupos: Simples e Compostos. No regime dos juros simples, a taxa de juros é aplicada sobre o principal de forma linear, ou seja, não considera que osaldo da dívida aumenta ou diminui conforme o passar do tempo. No regime de juros compostos, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros (anatocismo*) nos períodosseguintes. Nesse caso, o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor.

Projetando um cenário ideal para o empresário a tomada de recursos (empréstimos) deveria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juros Simples e Juros Composto
  • Juros Simples e Juros Compostos
  • Juros simples e juros compostos
  • Juros simples e juros compostos
  • Juros simples e juros composto
  • Juros Simples e Juros Composto
  • Juros simples e juros compostos
  • Juros Simples e Juros Compostos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!