Jurisdicao processual penal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITOS SOCIAIS

História dos Direitos Sociais


Surgiram em um momento histórico posterior, quando se agravaram os conflitos decorrentes da relação entre capital e o trabalho. Com odesenvolvimento do capitalismo trouxe um aumento brutal da produção, mas também da miséria. A intervenção do Estado passou a ser necessária, sendo uma forma legítima de proteger os mais fracos. Exemplos dedireitos sociais: jornada de trabalho de oito horas diárias, salário mínimo, descanso semanal remunerado, férias, aposentadoria, previdência social e licença - gestante. Muitos desses direitos só foramconseguidos com muito suor e sangue.
Baseada em fatos históricos como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos. Após diversas reformulações, no século XX, a Constituição de Weimar, de1919, realiza o compromisso dos direitos individuais, das primeiras declarações, com novos direitos, que decorrem do constitucionalismo social que surge da idéia de que a felicidade dos homens não sealcança apenas contra o Estado, mas, sobretudo, pelo Estado. Os novos direitos fundamentais são os direitos econômicos e sociais, que a Constituição de Weimar consagrou, realizando, repito, ocompromisso do individual com o social. A Constituição brasileira de 1934, na linha da Constituição de Weimar, introduz, no constitucionalismo brasileiro, esses direitos, o que se tornou constante nasConstituição seguintes, 1946, 1967, EC 1/69, 1988.



Os direitos sociais são direitos fundamentais do homem que caracterizam como verdadeiras liberdades positivas, de observância obrigatória do EstadoSocial de Direito, visando uma melhor situação de vida e trabalho para todas as pessoas, em busca da igualdade social, onde o Estado busca atender com mais eficiência os setores economicamente maisfracos da sociedade. Correspondendo os direitos sociais a uma prestação positiva do Estado para com a sociedade. Proporcionando condições mais compatíveis com o exercício efetivo da liberdade.

Art....
tracking img