Juntos contra as drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Westphalen-Seberi/RS
Rua Dr. Alfredo Westphalen, 256 – Centro- Seberi/RS
CEP: 98380-000 Fone: (55) 3746-1037

JUNTOS CONTRA AS DROGAS

CURSISTAS
Mônica Alves Benin
Juliana Inês Simon
Eliane Massulini

TUTOR
Rômulo Negreiros Pereira

Seberi, 1º de Março de 2013.INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, o consumo de drogas está aumentando assustadoramente. É uma situação tão preocupante e complexa, que além dos vários tipos de drogas existentes, há o problema dos grandes efeitos causados por elas. Sabemos que as drogas existem há muito tempo, mas atualmente acentua-se muito, pois esses efeitos atraem cada vez mais os jovens devido à sensação prazerosaque proporcionam, modificando a vida de cada um nos aspectos físico, psíquico e social.
Pode-se perceber que o uso de drogas está associado à violência, acidentes e até mesmo ao processo de curiosidade, levando a destruição da própria vida e de seus familiares. Baseado nisso, criou-se um projeto que abordará reflexões, discussões e possíveis soluções para esta triste realidade que estamosenfrentando atualmente, possa mudar através da conscientização e prevenção contra o uso dessas substâncias. Pretende-se demonstrar que a vida é um bem social e oferece muito mais do que isso.
Este projeto envolverá a escola com um todo, focando na capacidade que o próprio homem apresenta de transformar o meio em que vive. Faz-se necessário resgatar a família como identidade importantena vida do educando e capaz de tornar a sociedade mais limpa, digna e solidária.
Em nosso contexto é comum encontrarmos a juventude fazendo uso de álcool com o símbolo de parceria e independência. Essa interação social vem se intensificando a cada dia, prejudicando o desempenho e comportamento das pessoas.
Foi pensando nisso, que nos envolvemos com este projeto, pois a ideiade participar e obter mais esclarecimento sobre o assunto, motivou-nos a buscar e tentar ajudar nossos jovens, adolescentes e até crianças a livrar-se dessa opção de vida, mostrando todas as consequências que poderão enfrentar caso façam parte destas estatísticas.

JUSTIFICATIVA

A grande necessidade de falar com os nossos educandos, apresentando os males que assombram a nossasociedade, aproximando escola, família e toda a comunidade, foram aspectos positivos para a construção deste projeto. Juntos e unindo todas as forças, acredita-se que podemos vencer mais este obstáculo e com apoio, muito carinho e informação combater esse terrível vício.
A participação de maneira efetiva e afetiva contribuirá para o seu desenvolvimento, proporcionando informações através deestudos e pesquisas contatando-o com a nossa realidade e que depende muito dele (a) para mudá-la. Basta querer!

OBJETIVOS
Objetivos gerais:
* Promover a conscientização no que diz respeito à prevenção do uso de drogas, bem como, reconhecer comportamentos no contexto escolar, prevenindo qualquer ato inadequado por parte do mesmo.
* Criar no ambiente escolar um local de proteção einformação sobre os problemas da drogas.
Objetivos específicos:
* Sensibilizar todos os componentes da escola para a questão das drogas;
* Unir as famílias para abertamente tratarem o assunto, melhorando relação entre escola x família;
* Mobilizar a comunidade escolar e a opinião pública;
* Introduzir os assuntos focando nos valores evitando o envolvimento com a criminalidade;
*Mostrar os tipos e o perigo dessas substâncias;
* Alertar que a bebida alcoólica e o cigarro são drogas e afeta no comportamento do ser humano;
* Informar quanto aos fatores de risco, esclarecendo sobre o universo das drogas e seus efeitos no ambiente escolar, sociedade, e principalmente na família;
* Encontrar juntos atividades mais saudáveis e prazerosas e que todas podem praticá-las;...
tracking img