Junior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA

Este projeto tem a sua justificativa apoiada em duas razões: uma de natureza técnico-científica e outra de natureza político-acadêmica. Em primeiro lugar este pleito busca darviabilidade a que a instituição disponha de meios modernos, ágeis e de fácil acesso a informações já disponíveis na instituição, mas que, de um lado precisam ser recuperados e ou preservados, ao tempo emque catalogados e disponibilizados com facilidade e segurança. Por outro lado, esta informação de alto valor para o incremento da atividade de pesquisa, necessita de meios de transmissão adequados,tanto para uso interno como externo. Ademais outros recursos já existentes na instituição - equipamentos - necessitam de manutenção uma vez que recuperáveis a ainda capazes de plena utilização, mesmoque em muitos casos sejam equipamentos adquiridos nos últimos dez anos. Assim, dentro da razão técnica, busca-se dar melhor e mais amplo uso ao que a instituição já dispõe mas que, por razõesvárias, não apresentam hoje utilidade plena.

A UFBA possui hoje uma boa infra-estrutura de redes e recursos de informática, que engloba uma malha de fibras ópticas que cobre quase todos os seus campi(exceto o de Oliveira dos Campinhos, que localiza-se a 100Km de Salvador), interligando todas as suas unidades acadêmicas e administrativas, conectando cerca de 4000 computadores, com conectividade coma RNP2. Apesar disso, é possível identificar necessidades contínuas, impostas tanto pelas demandas da crescente atividade de pesquisa, o perfil dos seus usuários, como também em decorência dosavanços tecnológicos que possibilitam a implementação de projetos mais avançados.

Historicamente, a UFBA vem liderando a implantação de recursos de informática no Estado da Bahia. Isto se deu com atravésde iniciativas, tais como a participação pioneira na implantação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Projeto REMA Salvador dentro do escopo dos projetos REMAVs (Redes Metropolitanas de Alta...
tracking img