Juninho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Elasticidade
(produtos elásticos e inelásticos)

Elasticidade- conceito

As curvas do mercado variam de acordo com a quantidade procurada em relação ao preço, pois para alguns produtos umapequena mudança no preço, resulta em grande variação em sua procura, sendo que para outras uma grande mudança no preço resulta em uma pequena variação na quantidade procurada.
A procura é elástica emrelação ao preço, alterando o mesmo sua demanda naturalmente irá aumentar, ou diminuir.

Elasticidade da procura em relação ao rendimento- conceito

A elasticidade da procura em relação ao rendimento éextremamente importante para estimar o rendimento em longo prazo em relação à quantidade de procura do produto.
Essa elasticidade é usada em produtos necessários e indispensáveis para a economia,tais como: a gasolina, o computador, automóveis, celulares entre outros.
Produtos de alta tecnologia.

Inelástico- conceito

Inelástico= in + elástico, ou seja, o que não é elástico, inflexível.No caso dos produtos inelásticos, independentemente que aumente a quantidade na oferta do produto ou a queda de seu preço, a demanda continuará a mesma.
Produtos de baixa tecnologia são consideradosinelásticos tais como: sal de cozinha, remédios, arroz, café entre outros.
O que acontece é que o consumidor não irá adquirir esses produtos porque eles tiveram uma queda em seu preço. Geralmente osprodutos inelásticos são os de alta necessidade, como os citados acima.

Exemplos reais de elasticidade

Produtos de concorrência direta em qualquer hipótese acabam sendo influenciado um pelooutro, como por exemplo, basta um aumento no preço da Coca – Cola para que naturalmente a demanda da Pepsi – Cola venha aumentar, ou quando o preço da Manteiga sofre um reajuste a demanda da Margarina équem aumenta, o que importa não são as ordens dos produtos, mais o preço que eles venham ter, o que acarretará em conseqüências para ele e para o concorrente.

Fontes de pesquisa

Economia...
tracking img