Jung

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecemos psicologia como uma ciência em que se estuda o comportamento e os processos mentais. O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, e hoje, é dividida em vários tipos. Nestetexto, irei discutir sobre dois tipos mais específicos que foram bastante relevantes na história, e que foram desenvolvidos por nomes que também ficaram marcados ao longo do tempo.
Um dos tipos depsicologia que irei citar é sobre a Psicologia Analítica, que é uma abordagem criada e desenvolvida por Carl Gustav Jung, um psicólogo suíço, que contribuiu bastante para o campo da psicologia em geral.No texto de Kathy Amorim Marcondes, “Introdução à Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung”, a professora do departamento de psicologia da UFES, faz uma introdução ao mesmo, definindo o conceito depsicologia Analítica. Além disso, traz uma biografia resumida do psicólogo e psiquiatra Jung, descreve a estrutura e o funcionamento da psique, e fator importante que também é citado, são as principaisdiferenças entre esta psicologia criada por ele, e a Psicanálise, que tem como pai, Freud.
Para Jung o inconsciente existe “a priori”. O ser humano nasce inconsciente e traz com ele muitosconteúdos herdados dos ancestrais. Assim, o inconsciente já é existente, ou seja, pré-existente ao consciente.
O outro ramo de psicologia, já citado antes, é o desenvolvido por Freud, conhecido comoPsicanálise. O filme “Freud, além da alma”, conta sua história e como teve inicio, e aconteceu o desenvolvimento deste ramo. O filme se inicia com Freud numa resistência em tratar de uma paciência comneurose de histeria em um hospital. Ele dizia acreditar que histeria seria uma mentira, e que acontecia somente para fugir das responsabilidades. Interessado em ter mais respostas sobre isso, decidiu viajarpara Paris. Ao continuar seus estudos, chegou a conclusão que realmente após a hipnose os sintomas permaneciam. Continuou a usá-la mesmo assim, tentando fazer com que as lembranças continuassem,...
tracking img