Junções neuromusculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JUNÇÃO NEUROMUSCULAR
Células excitáveis são aquelas capazes de gerar impulsos eletroquímicos, que se manifestam rapidamente em suas membranas, e de transmiti-los. As principais são: as célulasnervosas e musculares. Os músculos, assim como os nervos, geram impulsos através da despolarização de suas membranas, que pode provocar um potencial de ação. A propagação desse potencial na fibra tem comoresposta a contração muscular, sendo o estado de relaxamento, denominado latente, o período de polarização celular. A contração do músculo depende de estímulos elétricos transmitidos por neurônios, porisso a região de interação músculo-nervo é designada junção neuromuscular.
Com enfoque no músculo estriado esquelético, o estímulo recebido pelos neurônios sensitivos é devidamente processado e, apartir dos grandes neurônios motores situados nos cornos anteriores da medula espinhal, seguem até o local determinado para a realização da resposta. A fibra nervosa forma um complexo de terminaçõesnervosas ramificadas que se invaginam na superfície extracelular da fibra muscular. A região que engloba o terminal axonal e a fibra muscular (onde ocorrerá o fluxo de neurotransmissores responsáveispela contração do músculo) chama-se placa motora, recoberta por células de Schwann para isolá-las de líquidos circunjacentes. A membrana da célula nervosa invagina-se formando a canaleta ou goteiraneural e o espaço entre a goteira e a fenda subneural, parte da fibra muscular imediatamente abaixo da terminação nervosa, é chamada fenda sináptica. O estímulo promove a liberação de vesículas contendo oneurotransmissor excitatório acetilcolina, tal processo decorre da abertura de canais de Ca++ no terminal que permitem a entrada desse íon no neurônio. Os íons atraem as vesículas para perto damembrana, as quais vão para a fenda por exocitose.
No espaço sináptico, a acetilcolina se ligará a receptores controlados por ela na fibra muscular e permite a entrada de cátions, principalmente íons...
tracking img