Julius Kambarge Nyerere

1815 palavras 8 páginas
Introdução O pan-africanismo é uma ideologia que propõe a união de todos os povos de África como forma de potenciar a voz do continente no contexto internacional. Relativamente popular entre as elites africanas ao longo das lutas pela independência da segunda metade do século XX, em parte responsável pelo surgimento da organização de Unidade Africana, o pan-africanismo tem sido mais defendido fora de África, entre os descendentes dos escravos africanos que foram levados para as Américas até ao século XIX e dos emigrantes mais recentes.

Origens do termo Pan-Africanismo ou Panafricanismo, vem do grego, pan (toda) e africanismo (referindo-se a elementos africanos). A origem do termo é inserida no corrente filosófica-política historicista do século XIX sobre o destino dos povos. E a necessidade de a unidade de grandes conjuntos culturais ou “nações naturais” a partir do expansionismo imperialista ocidental. É discutido se a autoria da expressão pertence a William Edward Burghardt Du Bois ou Henry Sylvester Willians.
As origens do Pan-africanismo Apesar de elencar como uma de suas prioridades a união entre os diferentes países africanos, a ideias de união pan-africana não nasceu no continente negro. Aliás, teve sua origem muito longe: no continente americano. Um de seus principais líderes foi Sylvester Willians, um advogado de Trinidad que conseguiu organizar a primeira conferência Pan-africano em 1990, na cidade de Londres. Essa conferência teve como objectivo primordial a criação de um movimento que gerasse um sentimento de solidariedade com relação às populações negras das colónias. Sylvester Willians era um dos vários intelectuais negros da região do Caribe e Sul dos Estados Unidos que juntos buscavam uma condição mais digna para s populações negras das áreas colonizadas. Uma das primeiras resoluções dessa conferência realizada em Londres foi em defesa dos negros da actual África do Sul que estavam

Relacionados