Julius Kambarge Nyerere

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1815 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O pan-africanismo é uma ideologia que propõe a união de todos os povos de África como forma de potenciar a voz do continente no contexto internacional. Relativamente popular entre as elites africanas ao longo das lutas pela independência da segunda metade do século XX, em parte responsável pelo surgimento da organização de Unidade Africana, o pan-africanismo tem sido maisdefendido fora de África, entre os descendentes dos escravos africanos que foram levados para as Américas até ao século XIX e dos emigrantes mais recentes.




















Origens do termo
Pan-Africanismo ou Panafricanismo, vem do grego, pan (toda) e africanismo (referindo-se a elementos africanos). A origem do termo é inserida no corrente filosófica-política historicistado século XIX sobre o destino dos povos. E a necessidade de a unidade de grandes conjuntos culturais ou “nações naturais” a partir do expansionismo imperialista ocidental. É discutido se a autoria da expressão pertence a William Edward Burghardt Du Bois ou Henry Sylvester Willians.
As origens do Pan-africanismo
Apesar de elencar como uma de suas prioridades a união entre os diferentespaíses africanos, a ideias de união pan-africana não nasceu no continente negro. Aliás, teve sua origem muito longe: no continente americano. Um de seus principais líderes foi Sylvester Willians, um advogado de Trinidad que conseguiu organizar a primeira conferência Pan-africano em 1990, na cidade de Londres. Essa conferência teve como objectivo primordial a criação de um movimento que gerasse umsentimento de solidariedade com relação às populações negras das colónias. Sylvester Willians era um dos vários intelectuais negros da região do Caribe e Sul dos Estados Unidos que juntos buscavam uma condição mais digna para s populações negras das áreas colonizadas.
Uma das primeiras resoluções dessa conferência realizada em Londres foi em defesa dos negros da actual África do Sul que estavamsofrendo com o confisco de terras por parte de ingleses e de descendentes de holandeses (africânderes).
Outro líder importante nos primórdios do pan-africanismo foi Burghart Du Bois, que fundou a Associação Americana para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP) e, em seguida, organizou o primeiro congresso Pan-Africano em Paris, no ano de 1919.
Já em 1945, outro líder de Trinidadeorganizou na cidade de Mancherster o V Congresso Pan-Africano, no qual foi aprovado um lema que mostrava bem o objectivo do movimento: “ Resolvemos ser livres; povos colonizados e subjugados do mundo inteiro, uni-vos”.
A partir desse congresso tais ideias já criavam raízes e eram adoptadas por vários líderes que viviam em território africano, sejam eles políticos ou intelectuais, que as colocariamem prática, numa luta em geral sangrenta contra os até então poderosos impérios colonialistas europeus, em especial França e Inglaterra. Entre esses novos líderes, destacam-se: Jomo Kenyatta (Quênia), Peter Abrahams (África do Sul), Hailé Sellasié (Etiópia), Namdi Azikiwe (Nigéri), Julius Nyerere (Tanzânia), Kenneth Kuand (Zâmbia) e Kwame Nkrumah (Ghan).




Eles propunham a unidadepolítica de toda a África e o reagrupamento das diferentes etnias, divididas pelas imposições dos colonizadores. Valorizavam a realização de cultos aos ancestrais e defendiam a ampliação do uso das línguas e dialectos africanos, proibidos ou limitados pelos europeus.
Pan-africanismo é um movimento político, filosófico e social que promove a defesa dos direitos do povo africano e da unidade docontinente africano no âmbito de um único Estado soberano, para todos os africanos, tanto na África como em diáspora.
A teoria pan-africaismo foi desenvolvida principalmente pelos africanos na diáspora americano descendentes de africanos escravizados e pessoas nascidas na África a partir de meados do século XX como Willians Edward Burghardt Du Bois e Marcus Mosiah Garvey, entre outros, e...
tracking img