Julio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Onde estão localizados os principais estoques de fósforo? Como o fósforo e colocado em circulação? Como ele e tirado em circulação ?
No solo, rios, lagos e oceanos bem como em rochas e sedimentosoceânicos. A determinação destas taxas é tão importante quanto a delimitação das quantidades presentes nos diversos compartimentos do ecossistema (pool inorgânico, biomassa vegetal, animal, detritos,etc.). As principais taxas metabólicas que afetam a ciclagem de fósforo nos diversos ecossistemas seriam as seguintes: a) taxa de absorção de fósforo pelos vegetais; b) taxa de consumo de vegetaispelos herbívoros; c) taxas de excreção de fósforo pelos heterótrofos mais abundantes e d) taxa de remineralização de fósforo pelos microorganismos decompositores (bactérias, fungos e leveduras).
Umátomo de fósforo típico, liberado da rocha por desagregação química, pode entrar em uma comunidade terrestre e nela ser ciclado por anos, décadas ou séculos, antes de ser transportado, via águasubterrânea, para um curso d`água. Pouco tempo depois do seu ingresso no curso d água (semanas, meses,ou anos), o átomo é transportado para o oceano. Ele faz então, em média, cerca de cem percursos de ida e voltaentre águas superficiais e profundas, cada um durando talvez mil anos. Durante cada percurso, ele é absorvido por organismos que habitam a superfície, antes de ser novamente fixado nas profundezas.Em média, na sua centésima descida ( após dez milhões de anos no oceano),ele deixa de ser liberado como fósforo solúvel, passando a fazer parte do sedimento sob forma particulada. Talvez nos próximoscem milhões de anos o fundo do oceano se eleve por atividades geológicas.
2-De que forma o fósforo é absorvido pelos vegetais?
O fósforo inorgânico é absorvido pelos vegetais sob a forma deortofosfato (PO43-). Na maioria dos ecossistemas, as quantidades disponíveis de ortofosfato seja no solo seja na água são muito baixas e este elemento é o fator limitante da produção biológica. A...
tracking img