Juliamendes01

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APARELHO REPROUTOR MASCULINO E FEMININO
1)Esquematize os vários tipos de folículos ovarianos e seus componentes.
R: Folículo primordial: 1 ovócito , envolvido por uma camada de células foliculares achatadas.
Folículo primário: 1 ovócito , envolvido pela zona pelúcida e pelo menos 2 camas de céluas foliculares altas , tem esboço das tecas..
Folículo secundário( antral): 1 ovócito, zonapelúcida, coroa radiada, acúmulo oóforo, células foliculares ou granulosa, antro folicular com líquido folicular, tecas formadas.
Folículo terciário (maduro ou Graaf): Mesmos componentes de folículo antral bem desenvolvido onde o acúmulo oóforo é corroído por enzimas e o ovócito + polócito+ coroa radiada ficam livres no antro folicular.
2)Cite funções da zona pelúcida e quando desaparece?
R:Ela tem afunção de proteger o gameta feminino.Durante a fertilização, a zona pelúcida regula as interações espécie-específicas entre óvulo e espermatozóide, impedindo a fertilização entre espécies diferentes, e impede que ocorra a entrada de mais de um espermatozóide no óvulo (poliespermia.
Após a fertilização, a zona pelúcida evita a desagregação das células do embrião, modula a troca de nutrientes,facilita a passagem do embrião pela tuba, previne a ligação prematura do embrião na tuba e endométrio e protege o embrião contra agentes patogênicos (vírus e bactérias), toxinas e fagócitos.
Durante o período de implantação, é preciso que ocorra o rompimento da zona pelúcida, para que o embrião consiga sair e se fixar no endométrio (“hatching”). Anormalidades na estrutura e funções da zona pelúcidapodem resultar no impedimento da fertilização, queda da viabilidade do embrião e falha de implantação.
3) Qual o papel do FSH ou HFE no ciclo reprodutivo?
R: O hormônio FHS estimula o crescimento dos folículos e a síntese de estrógenos pelas células da granulosa. O Hornônio LH induz a ovulação e transforma a camada da granulosa e a teca interna em uma glândula endócrina, o corpo lúteo.
4)Qual opapel do HL ou LH?
R: Maturação dos folículos, ovulação, formação e manutenção do corpo lúteo.
5)Qual é o folículo ovulado?
R: Folículo terciário. Maduro ou de Graaf.
6)Na mulher o ovócito II é liberado em que fase da meiose?
R:Na metáfase.
7)a-Quais os componentes do folículo são expulsos na ovulação?
R: Na ovulação ocorre a ruptura da membrana folicular e a expulsão de oócito,Imeditamente após a ovulação a parede do folículo ovulado é colapsada e cavidade invadida por linfa e sangue provenientes dos capilares.
8)Qual o destino das células foliculares e tecais que restaram no ovário após a ovulação?
R: O corpo lúteo que é formado pelos componentes restantes do folículo ovulado e quando regride forma o corpo albicans que é uma cicatriz do tecido conjuntivo.
9)Qual a função docorpo lúteo?
R: É uma estrutura endócrina temporário, produz estrógeno e progesterona.
10)Qual o resultado da queda hormonal na corrente sangüínea, no final do ciclo menstrual?
R: Durante a menstruação, os níveis de hormônios sexuais no sangue estão baixos. Por volta do sexto dia, a hipófise volta a secretar uma maior quantidade do hormônio folículo estimulante (FSH).
11)Quais as partes doútero?
R: O útero é um órgão ímpar, possui fundo corpo, istmo e cérvix (colo). Suas camadas são: Endométrio = é a mucosa (epitélio+ glândula própria com glândulas endometriais ou uterinas. Miométrio = musculatura lisa. Perimétrio = serosa.
12)Quais as camadas do endométrio?
R: O endométrio é a camada mais interna, está constituído por epitélio cilíndrico simples (revestimento interno do lúmenuterino) e lâmina própria, que contém inúmeras glândulas tubulares simples (glândulas endometriais). Epitélio + lâmina própria com glâdulas endometriais.
13)Esquematize os eventos do ciclo ovariano e uterino com as suas características em cada fase.
R: [pic]
http://www.ciencia-extrema.host56.com/page/2
14)Em que momento da vida do homem se inicia a espermatogênese?
R:Ela se inicia na puberdade e...
tracking img