jujuju

1186 palavras 5 páginas
1.1 Conceito de Liderança

Fritzen (1992) afirma que, treinar um líder está mais difícil, não porque não existe disciplina por partes dos voluntários a serem treinados, mas sim, porque há anos vem acontecendo à diminuição de lideres no mercado de trabalho. Hoje em dia não existe mais figura do líder “NATO”, a palavra mais usada hoje é LIDERANÇA. Para a empresa realizar treinamento de lideres, o mais correto é o aperfeiçoamento em grupo, com os lideres e os outros participantes da empresa, porque para a empresa, não tem mais cabimento falar de líder nato, uma vez que, somente as circunstancias dirá que membro do grupo será indicado para assumir a liderança.

Crosby (1991) declara que, a melhor reputação que um líder possa ter, é exibir uma conduta ética em tudo o que faz, todos os lideres que tem esse comportamento são merecedores de confiança, e são muito respeitados. Fazem o que deve ser feito, transpiram energia, essa energia pode ser fisicamente e visivelmente sentida, porque trabalho feito com energia por um líder, resulta em entusiasmo geral pelo grupo.
Um bom líder pode ser mais fácil de ser aceito pelo grupo, se conduzir interesse vital nas decisões e ações com muita simpatia sobre o grupo. Se o líder for capaz de fornecer respostas e caminhos, ele consegue uma obediência total por parte do grupo.

De acordo com os autores, treinar um líder não é difícil de fazer, basta o líder examinar suas próprias atitudes, o fator mais importante para a eficiência do grupo é a inteligência do líder, ele tem que saber trazer pessoas para perto de si, um líder tem que usar muitos meios sutis e complexos para exercer sua influencia e motivar o grupo para que eles também sejam criativos e eficientes.
Um líder tem que desenvolver sua própria personalidade no trabalho que faz, ter iniciativa, autonomia, cooperação e solidariedade, qualidades indispensáveis a um bom líder.

Sutton (2011) afirma que, ainda assim, quando as pessoas procuram (ou sonham com) um

Relacionados

  • JUJUJU
    1202 palavras | 5 páginas