Jujuba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista – População Mundial – 1º ano
Profº Luiz Sérgio


1. (Upf) Os dados preliminares do Censo 2010 apontam características da população brasileira. Assinale a alternativa correta.
a) aumento da expectativa de vida e aumento da taxa de crescimento da população rural
b) aumento da expectativa de vida e redução da taxa de natalidade
c) aumento da taxa de crescimento da população urbana eaumento da taxa de mortalidade infantil
d) redução da taxa de natalidade e redução da taxa de urbanização
e) redução da população urbana e aumento da taxa de fecundidade

2. (G1 - ifba) Sobre a dinâmica e o crescimento da população brasileira, é correto afirmar:
a) A população brasileira apresenta elevado número de pessoas em idade produtiva devido ao crescimento populacional ocorrer segundouma progressão geométrica.
b) As melhorias de saneamento efetuadas nos territórios urbanos das regiões metropolitanas nos anos trinta, com o governo de Getúlio Vargas, contribuíram para reduzir as taxas de crescimento demográfico do Brasil.
c) A dinâmica atual da população brasileira reflete as condições do Brasil como país emergente, considerando seu potencial populacional e alteração no regimedemográfico, com redução da base da pirâmide e aumento no numero de adultos e idosos.
d) O crescimento vegetativo brasileiro caracteriza-se como explosão demográfica entre os jovens da periferia, uma vez que os índices de mortalidade da população masculina está relacionado ao uso de drogas e à violência.
e) Devido à globalização, alguns países, entre eles o Brasil, tem se caracterizado porapresentar uma dinâmica demográfica fortemente influenciada pela conjuntura econômica internacional, ora se colocando como país de emigração, ora se colocando como país de imigração.

3. (Udesc) Sobre a população brasileira, pode-se afirmar:

I. No Censo de 2000, a população brasileira era de quase 170 milhões de habitantes. Em 2010, esse número aumentou para mais de 190 milhões.
II. Napopulação brasileira, há aproximadamente 97 milhões de mulheres e 93 milhões de homens.
III. A maioria das famílias brasileiras (91%) é formada por pessoas com laços de parentesco. Mas existem também as famílias sem parentesco, que podem ser duas ou mais pessoas ou unipessoais (apenas uma pessoa). O número de famílias unipessoais foi o que mais aumentou: de 2,4 milhões em 1991 para 4,1 milhões em 2000.IV. A taxa de fecundidade vem reduzindo, no Brasil, desde a década de 1960.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

4. (Ufpr) Os gráficos abaixorepresentam as pirâmides etárias da população brasileira das décadas de 1980 e 2000 e projeções para 2020 e 2040.

[pic]

Com base nessas pirâmides etárias, considere as seguintes afirmativas:

1. Nas ordenadas estão o contingente populacional e nas abscissas os grupos de idade.
2. A base larga da pirâmide em todo o período analisado revela que o Brasil continuará a ser um país de jovens ereforça a necessidade do incremento de políticas públicas de atenção a tais camadas da população brasileira.
3. A estrutura etária da população representada nos gráficos tem relação com a economia e mostra a transformação da população economicamente ativa, definida como aquela que compreende o potencial de mão de obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a populaçãodesocupada.
4. As transformações nas pirâmides no Brasil ao longo do tempo revelam a transição demográfica, explicada pela combinação de fatores como baixas taxas de natalidade, redução das taxas de mortalidade, elevação na expectativa de vida, redução na taxa de fecundidade e maior acesso e assistência à saúde.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b)...
tracking img