juiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Dissemos que o sistema moral de cada grupo social é elaborado ao longo do tempo de acordo com os valores reconhecidos por aquele grupo como significativos para a convivência social.Num primeiro momento, esses valores são adquiridos pelos indivíduos como uma herança cultural. Cada indivíduo assimila , desde a infância noções do que é bom e desejável, e também doque é ruim, desaconselhável ou repugnante. De acordo com esses valores, ele passará a julgar como bons ou maus o seu próprio comportamento e dos outros. Fazer a leitura do livro páginas293,294, 295 e 296, liberdade e responsabilidade , liberdade X determinismo, transformação moral e escolhas morais

Atividade no caderno de filosofia

1. Embora sejam usadas muitasvezes como sinônimos, que significados específicos possuem a palavra moral e ética? no menu esquerdo da tela , você poderá buscar o video do ano 2012, Moral e ética, de Sergio Cortella.2.Em sua opinião, quais as grandes questões que a Ética procura responder no mundo de hoje ? Comente.

3. Sintetize

a) Em que são semelhantes as normas morais e as normas jurídicas?

b) O que as distinguem ?

c) A um campo de estudo pertencente a cada uma?

4) Procure expressar o que você entendeu da relação entre moral e liberdade, usando os seguintesconceitos: Consciência, moral, juízo, escolha e liberdade.

5) Só faz sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se essa ação foi praticada em liberdade. Comente essa afirmação e dêexemplos.

6) Discorra sobre a virtude e o vício. Analise-os, compare-os e dê exemplo para cada um a partir do seu cotidiano

8) Com base nas distinções feitas neste capítulo, analisee compare as seguintes escolhas morais:

a) A ação correta e ação incorreta

b) A ação incorreta e que expressa o conflito ético

c) O niilismo ético e o permissivismo ético
tracking img