juinoQual a diferença entre fordismo e toyotismo

945 palavras 4 páginas
Qual a diferença entre fordismo e toyotismo?
Matemágico Matemági...
Melhor resposta - Escolhida por votação o fordismo era produzido em grande escala e em série
Ex: um monte de carros da ford, do msm modelo e msm ano! A maioria sempre ficava no estoque. o toyotismo, era a produção feita sobre encomenda
Ex: ñ havia estoque, pq era feito sobre medida
5 anos atrás
Denuncie
100% 1 Voto
4 pessoas avaliaram como boa
Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para
0 estrelas - marque esta como Interessante!
E-mail
Comentário (0)
Salvar
Outras Respostas (3) thiago l thiago l
Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística na primeira metade, enquanto o Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário.
Enquanto o fordismo buscava produzir em larga escala, mantendo um padrão unico, com pouca precupação em realçao a não conformidades e erros o Toyotismo engloba rogorosos padroes de qualidade ao meto de produção. ao meu ver o segundo é uma evolução do primeiro.
O sistema do Toyotismo pode ser teoricamente caracterizado por seis aspectos:
1. Mecanização flexível, uma dinâmica oposta à rígida automação fordista decorrente da inexistência de escalas que viabilizassem a rigidez.
2. Processo de multifuncionalização de sua mão-de-obra, uma vez que por se basear na mecanização flexível e na produção para mercados muito segmentados, a mão-de-obra não podia ser especializada em funções únicas e restritas como a fordista. Para atingir esse objetivo os japoneses investiram na educação e qualificação de seu povo e o toyotismo, em lugar de avançar na tradicional divisão do trabalho, seguiu também um caminho inverso, incentivando uma atuação voltada para o enriquecimento do trabalho.
3. Implantação de sistemas de controle de qualidade total, onde através da promoção de palestras de grandes especialistas norte-americanos, difundiu-se um aprimoramento do modelo norte-americano,

Relacionados