Juil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Astronomia na Educação infantil
Titulo: 5, 4, 3, 2, 1....Fogo!!!! Entre estrelas e cometas uma viagem intergaláctica!
Duração: De 27/06 a 08/07
Justificativa: Nosso Sistema Solar é rico em mistérios, curiosidades e belezas. Ele é apenas um dos que existem em nossa galáxia e existem inúmeras galáxias, dando uma idéia de amplitude e magnitude. Até pouco tempo atrás acreditava-se que a terra erachata, que estava no centro do sistema e que o ser humano era o ser mais importante que existia. Essas idéias foram mudando ao longo dos tempos e muitas idéias ainda estão por mudar. A constante inquietude e a vontade de saber mais impulsiona ser humano a questionar e estudar o diferente. O pensamento infantil tem a “essência cientista” que busca constantemente respostas para suas dúvidas ecuriosidades.
Objetivo geral: Assim, o presente projeto, em primeira instância, intenciona descobrir o conhecimento prévio dos alunos a cerca do tema. Em seguida apresentar-lhes algumas informações e instigando-os ao pensamento investigador, reflexivo e conclusivo sobre os estudos encaminhados.
Objetivos específicos:
Ao final do projeto o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar as letras do nomedos planetas,
-Identificar algumas características dos planetas – permitindo reconhecer semelhanças e diferenças entre eles,
-Saber a quantidade de planetas do nosso Sistema Solar,
-Inventar planetas, seres etc.
-Observar o céu percebendo suas características em diferentes dias;
-Criar personagens,
-Confeccionar planetas (planetário),
-Desenvolver as habilidades de observar, comparar eclassificar.

Segunda-feira
- Abertura do projeto Astronomia com brincadeira no pátio da escola. Os alunos foram convidados a deitar na grama de barriga para cima. Em seguida a professora pediu que os alunos observassem o céu e falassem sobre o que estavam vendo. A cor está o céu. As nuvens ... Em seguida sentamos em círculo para conversarmos sobre a observação. A partir da discussão a professorainformou aos alunos o tema do novo projeto.
- Cada aluno recebeu a primeira página de um bloco de anotações que foi confeccionado ao longo da semana. Cada página trouxe a ilustração das características do céu em cada um dos primeiros 5 dias do projeto. O primeiro desenho foi realizado no pátio da escola com a utilização do lápis e canetinhas.
- Ao retornar para a sala de aula escrevemos no quadrouma lista de “coisas” que as crianças acreditavam que existia no céu. Sob o título: “Acredito que no céu exista:” Após a escrita coletiva no quadro os alunos a transcreveram para o caderno.
Terça-feira
- A professora fez questionamentos entre as diferenças entre o dia e a noite. E a partir dos comentários assistimos o vídeo “De onde vem a noite” (TVCultura):http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74. Em seguida estudamos sobre os movimentos de rotação e translação. Para o entendimento do assunto além do vídeo usamos uma lanterna e uma laranja para a explicação de rotação. Para o movimento de translação a professora brincou com os alunos. Dois deles participaram da explicação representado o sol e a terra. Com movimentos corporais representaremos os dois conceitos.
- Colagem de com papeiscoloridos para a representação do céu deste dia para ser anexado ao bloco de observações.
Quarta-feira
- Observação do céu e registro em folha colorida com guache. A partir dos conhecimentos rotação e translação do da terra estudamos sobre os movimentos lunares e os conseqüentes eclipses. Para melhor o entendimento serão novamente utilizadas às estratégias do dia anterior. Porém, no lugar dalaranja foram utilizadas duas bolas de isopor (lua e terra), o sol foi representado pela lanterna.
- Cada aluno pintou com guache três bolinhas de isopor (sol, lua e terra). Todas as bolinhas foram fixadas em um palito de churrasquinho e em uma base de massa de modelar.
Observação: Antes de colorir as bolinhas os alunos assistiram à peça teatral realizada pelo nível 4 a partir do livro “Flicts”...
tracking img