Juhj

4734 palavras 19 páginas
Desemprego x Capacidade de trabalhar
A crise mundial está no final de seu inicio ou no inicio de seu final. Mesmo com a volta da expectativa do crescimento econômico neste segundo semestre, grandes empresas como Petrobras, Usiminas e Vale divulgando milhões de Reais em investimentos, a taxa de desemprego poderia ser menor se as empresas encontrassem a mão de obra que procuram.

O País precisa de uma melhoria significativa no seu sistema educacional preparando as novas gerações de trabalhadores para a versatilidade do mundo moderno. Bem como as políticas contra o desemprego precisam apresentar soluções adequadas à realidade de uma economia que não pode ser mais dividida simplesmente em formal e informal.
É imprescindível que o governo e as empresas invistam em melhorar a qualidade da mão de obra, buscando capacitar cada vez mais a sua ferramenta mais valiosa: seus funcionários.

Hoje o empresariado descobriu o filão que é a criação de novas universidades. O retorno financeiro que tais empresas proporcionam é imediato com investimentos modestos. Uma conseqüência deste procedimento é o despreparo das universidades em produzir profissionais capacitados para o mercado. Novos cursos superiores com períodos acadêmicos menores ou em finais de semana que apenas oferecem um diploma universitário são comuns na maioria das capitais do país. O que podemos perceber é que de um lado falta emprego para a maioria da população e do outro falta profissionais qualificados para as empresas contratarem.

A solução está nos investimentos em cursos que possam capacitar nossos funcionários a entrar de vez no mercado de trabalho. Cursos profissionalizantes além de preparar o estudante para o mercado atual são mais rápidos e baratos. Por se tratar de curso com foco profissional, ele devolve ao mercado em muito pouco tempo o profissional com o perfil que o próprio mercado exige. A distancia cultural entre o que chamamos de chão de fábrica e a concepção, geração e a execução do

Relacionados

  • AD radiologia
    13267 palavras | 54 páginas
  • 601838104/00
    33103 palavras | 133 páginas