Judith beheading holofernes 1598 – caravaggio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Judith Beheading Holofernes 1598 – Caravaggio
1. Quando se fez tarde, a gente de Holofernes retirou-se. Bagoas fechou a tenda por fora, depois de fazer com que todos os servos saíssem. Todos foramrepousar, prostrados pelo excesso de bebida. 
2. Na tenda, ficaram apenas Judite e Holofernes caído na cama, completamente embriagado. 
3. Judite tinha dito à serva que ficasse do lado de fora doquarto, esperando que ela saísse, como nos outros dias. Tinha dito que sairia para rezar, e já havia falado disso a Bagoas. 
4. Todos saíram. Não ficou mais ninguém no quarto, nem pequeno nem grande.Então, de pé e junto ao leito de Holofernes, Judite rezou interiormente: «Senhor Deus de toda a força, volta agora o teu olhar para o que eu estou para fazer em favor da exaltação de Jerusalém. 
5.Chegou o momento de ajudares a tua herança e dares sucesso ao meu plano, ferindo o inimigo que se levantou contra nós». 
6. Então Judite aproximou-se da coluna da cama, que ficava junto à cabeça deHolofernes, e pegou na espada dele. 
7. Depois chegou perto da cama, agarrou na cabeleira de Holofernes, e suplicou: «Dá-me força agora, Senhor Deus de Israel». 
8. E com toda a força, deu dois golpesno pescoço de Holofernes e cortou-lhe a cabeça.
9. Rolou o corpo do leito e tirou o mosquiteiro das colunas. Depois saiu, entregou a cabeça de Holofernes à serva, 
10. que a colocou na sacola dealimentos. E saíram juntas, como de costume, para rezar. Atravessaram o acampamento, rodearam o vale, subiram a encosta de Betúlia e chegaram à porta da cidade. 
11. Judite gritou de longe às sentinelasdas portas: «Abri! Abri a porta! O Senhor nosso Deus está connosco, demonstrando ainda a sua força em Israel e o seu poder contra o inimigo. Isso acaba de acontecer hoje». 
12. Os homens da cidadeouviram, desceram logo até à porta e convocaram os anciãos. 
13. Adultos e crianças, todos vieram a correr. Parecia-lhes incrível que Judite tivesse voltado. Abriram a porta e receberam-nas. E logo...
tracking img