Judeus e mouros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Judeus e mouros nos séculos XIII e XIV

Vestuário :
Aos judeus pertencia-lhes trazer uma estrela que fosse bem visível nas veste exteriores , por determinação de D.Afonso IV , á qual D. João Idaria por medida o seu selo redondo .
Aos mouros, permitia-se-lhes o uso do seu vestuário tradicional ( albornozes, escapulários e balandraus ), e o crescente bem visível .

Onde habitavam:

Fig.1e 2- Judiarias

No Al-andaluz, foi mantido um hábito, proveniente já das comunidades muçulmanas, que consistia em separar dentro da mesma localidade, os habitantes pelo seu credo religioso, apesarda relativa tolerância religiosa existente.
Esses locais ou zonas onde viviam os judeus, foram denominados de Judiarias.
As primeiras judiarias em Portugal, foram a do Porto e a de Santarém(Alcáçova). Foi durante o reinado de D. Pedro I, que foram editados os primeiros diplomas legislativos, que obrigavam compulsivamente a separação entre judeus e cristãos, ou seja, a obrigatoriedade daexistência de judiarias. A partir dessa época, todos os judeus deviam recolher-se nas judiarias durante a noite e as mulheres cristãs eram proibidas de ali entrar. Estas medidas foram mais nítidas nas grandescidades pois nas povoações mais pequenas o diploma régio era quase que ignorado.
A maioria das casas dos judeus pertence ao rei, e estes pagam-lhe os impostos, tanto em dinheiro, como em mercadoria.O resto era a propriedade da comuna ou dos cristãos. Estas comunidades tem os seus próprios oficiais, eleitos pelos membros da comunidade, reunidos na Sinagoga, e como autoridade máxima, dirige-as orabi-mor, judeu da confiança do rei.

No seculo XIII, o rei Afonso II legisla as Ordenacões Afonsinas, tentando criar as leis para protegerem a minoria judaica porque a maioria crista começava acausar-lhe os primeiros problemas. Isto quer dizer o seguinte: os judeus não podiam ter um criado que fosse o cristão sob pena de perda dos bens, qualquer judeu convertido ao cristianismo que...
tracking img